IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Literatura e Pensamento Contemporâneos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054816.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A.I-Desenvolver a capacidade de reflexão sobre os momentos fundamentais do pensamento e da literatura em Portugal no Séculos XX e no dealbar do Século XXI;
I- 1. apreender e aprofundar o constructo teórico da literatura.
I-2. Compreender o papel da literatura na construção das identidades e formas de pensamento cultural e social
I-3. Apreender o contributo reflexivo dos três grandes pensadores escolhidos.
B. Contextualizar autores e obras da literatura Portuguesa Reconhecer Escolas, movimentos e correntes literárias da contemporaneidade e hodiernidade e percecionar o seu enquadramento na literatura europeia e mundial.
C.Encontrar o social e a cronotopia nos textos dos autores, de acordo com o conhecimento adquirido sobre anàlise socio-literária.

Programa
I. Introdução; A literatura-objeto e natureza; conceitos
1. Literatura, Identidade e Memória
1.1 a literatura como arte e a literatura como representação do mundo.
1.2. a literatura como veiculo identitário e como reformulação da memória.
2. O dialogismo com o Outro
2.1. Literatura Portuguesa e do Mundo: olhar-nos conhecendo os outros
3. Os movimentos culturais que consubstanciam a modernidade
II. Literatura e Pensamento em Portugal - das primeiras décadas até aos anos sessenta do século XX
1.Os movimentos, correntes e autores, as formas de escrituralidade.
2. o Pensamento cultural Português
III. A Hodiernidade
1. As manifestações culturais do Portugal Democrático/Europeu
1.1.. As literaturas em Língua Portuguesa
2. A literatura finissecular e hodierna
2.1. a desconstrução dos géneros literários
2.2. as novas formas de representação literário do mundo.
Leitura e discussão de ensaios e de obras literárias

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (contínua):
- Exercícios em aula (10%)
- Tertúlia (15%)
- Trabalho temático c/discussão (30%)
- Prova escrita (45%);

Avaliação por exame ( normal e recurso):
- prova escrita 100%
Obs. A prova escrita em exame incidirá sobre os conteúdos programaticos e uma obra literária discutida em aula.

Bibliografia
- Bourdieu, P. (1996). As Regras da Arte genese e estrutura do Campo Literário. lisboa: Editorial Presença
- D'Oliveira Martins, G. (2007). Portugal, Identidade e Diferença. lisboa: Gradiva
- Lourenço, E. (2001). Labirinto da Saudade. lisboa: Gradiva
- Prado Coelho, E. (2004). O fio da modernidade. lisboa: Noticias
- Silva, A. (2000). Ensaios sobre literatura...;. (Vol. I; II). Lsboa: Ancora
- Benjamin, W. (2016). Ensaios sobre literatura. lisboa: Assirio e Alvim

Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais.
b) Aulas teórico práticas de leitura e análise das obras e textos de reflexão.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado