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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

[CEM] Estratégias de Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054723.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Aproveitamento na UC de Introdução ao Marketing.

Objetivos
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos lecionados em Introdução ao Marketing numa perspetiva de aprendizagem e aplicação das metodologias do planeamento de Marketing, da análise de cenários, do estudo das opções estratégicas e da tomada de decisão em função dos objetivos pretendidos.
Os alunos ficarão a conhecer as estratégias de Marketing desenvolvidas por reconhecidos autores da área de forma a aplicá-las nas situações que assim o justifiquem, conhecendo à partida os seus benefícios e os riscos inerentes. Deverão, acima de tudo, ser capazes de identificar, aplicar e implementar o mix adequado à prossecução dos objetivos de Marketing e de Comunicação.

Programa
1. Marketing e a criação de valor
1.1. Conceitos centrais
1..2. Contributo para a sociedade
1.3. Papéis do Marketing nas Organizações
1.4. Decisões de Marketing

2. O Planeamento de Marketing
2.1. Planeamento no centro das decisões de Marketing
2.2. Planeamento estratégico de Marketing
2.3 Elaboração do Plano de Marketing

3. Marketing e consumo
3.1. Tipos de Procura
3.2. Tipos de Mercados
3.3. Tipos de Necessidades dos clientes
3.4. Processo de Decisão de Compra

4. Estratégias de Marketing
4.1. Estratégias Competitivas de Marketing
4.2. Estratégias de Preços
4.3. Estratégias para o ciclo de vida dos Produtos
4.4. Estratégias de Promoção

5. Do Marketing 1.0 ao 4.0

6. Tipos de Marketing

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (40%)
C. Participação (20%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 40%) + (Nota C x 20%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 7).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 10 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria)
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Aproveitamento da UC com nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Denis, L. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e V. Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Portugal: Dom Quixote
- Kotler, P. e Armstrong, G. (1993). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Portugal: Actual Editora
- Pires, A. (1991). Marketing Conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo

Método de Ensino
Aulas teóricas acompanhadas por uma forte componente prática quer seja pelo recurso a exemplos reais dos conteúdos em estudo quer seja pela realização de exercícios ou pequenos trabalhos de campo a desenvolver pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataforma e-learning

 

 

 


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