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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Comunicação Interna

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
Sensibilizar os alunos, para a importância da Comunicação Interna.
Conferir aos alunos, a capacidade de elaborar uma análise da comunicação existente nas instituições, detectar o problema, e sugerir um plano de CI adequado aos objectivos.
Para além disso, pensar, desenvolver e implementar ações direcionadas para cada um dos públicos-alvo internos.

Programa
1.Introdução ao conceito, Comunicação Interna
a.O que é a Comunicação Interna
b.Se é tão importante, o porquê de ser descurada por grande parte das organizações.

2.Recursos humanos, motivação e expetativas
a.Diferentes níveis de organizações
b.O papel dos profissionais de Recursos Humanos
c.Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos-alvo, numa só instituição].

3. A Cultura das organizações.
a.Grandes Instituições.
b.Pequenas e Médias Instituições.

4.Objetivos, e dinamização das políticas de Comunicação Interna.
a.Quais os objetivos principais e como os alcançar
b.Várias estratégias, tendo em conta os Públicos-Alvo.

5.Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas
a.Endomarketing

6.Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
a.Os suportes que existem – tendo em conta a dimensão da organização
b.Direcionar os suportes, para os vários Públicos-alvo internos
c.Como gerir os vários Públicos-Alvo
d.Como gerir as várias ações de Comunicação Interna

7. O que é necessário para o sucesso da Comunicação Interna

8. Planos de Comunicação Interna
a.Análise
b.Objetivos
c.Estratégia
d.Ferramentas de Comunicação Interna

9. Monitorização e Avaliação da Comunicação Interna.
a.Análise quantitativa
b.Análise Qualitativa

Metodologia de avaliação
Frequência:
20% | Participação
40% | Trabalho de grupo.
Desenvolvimento (20%)
Prática (20%)
40% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Bibliografia
- Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. (Vol. 1). (pp. 7-182). Lisboa: Práxis
- Business Review, H. (2001). Comunicação nas Empresas Effective Communication. (Vol. 1). (pp. 8-186). Brasil: Campus

Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
“Aprender a fazer”, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.

Software utilizado nas aulas
não aplicável

 

 

 


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