IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Atelier III

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.

Docente(s)
- Paula Bela Rosa Luís Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Aprovação nas UC anteriores: Atelier I e II (Perfil de Comunicação Empresarial).

Objetivos
1.Na Unidade Curricular Atelier III pretende-se que os alunos consolidem os conhecimentos teóricos aplicando-os à prática. Neste sentido os alunos planeiam e organizam um evento; elaboram proposta criativa para campanha de comunicação digital e implementam; elaboram plano de comunicação e orçamentam.

Programa
1.A importância da investigação na definição de estratégias de comunicação
2.A criatividade na comunicação: utilização de processos criativos (Brainstorming).
3.A Comunicação Integrada de Marketing
3.1.Relações Públicas. Assessoria de imprensa. Organização de Eventos. Publicidade.
3.6.Comunicação Digital.
4.A visão da Comunicação holística das Marcas: o valor, identidade, Personalidade da Marca.Brand Experience da marca.
5.Elaboração de Plano de Comunicação e orçamentação.
6.O Desafio da Comunicação Digital: o site institucional, os blogs e as redes sociais.

Metodologia de avaliação
A avaliação continua incluindo os momentos de avaliação em trabalho de grupo (60%) e em trabalho individual (40%).
Exames (para quem não tem aproveitamento na avaliação contínua) – Teste escrito.

Bibliografia
(2015). Mercator da Lingua Portuguesa. Lisboa: D. Quixote
(2015). Mercator da Lingua Portuguesa. Lisboa: D. Quixote
(2016). Assessores de imprensa e Jornalistas.. Porto: Edições Afrontamento
(2016). Assessores de imprensa e Jornalistas.. Porto: Edições Afrontamento
(2017). Marketing 4.0. Lisboa: Actual
(2017). Marketing 4.0. Lisboa: Actual
(2018). Uma definição de Publicidade Exterior e Perspetivas Futuras do Setor: A Publicidade Exterior, os seus suportes e os seus problemas. Lisboa: NEA Editora
(2018). Uma definição de Publicidade Exterior e Perspetivas Futuras do Setor: A Publicidade Exterior, os seus suportes e os seus problemas. Lisboa: NEA Editora

Método de Ensino
As metodologias de ensino têm por base aulas expositivas dos principais conteúdos teóricos -práticos e aulas de caracter prático: realização de trabalhos com vista à aplicação prática dos conhecimentos.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado