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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Atelier II

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (2)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Colocar em prática tarefas ligadas à pesquisa e investigação estratégica, ao planeamento e à gestão de projetos de comunicação e de empreendedorismo.
b) Reconhecer e aplicar taticamente as metodologias de Marketing e Comunicação aplicadas à tipologia de projeto em estudo.
c) Capacitar para a criação e tradução de ideias de negócio em projetos empresariais.
d) Definir as fontes de financiamento e desenvolvimento de um plano de negócios.
e) Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão.
f) Desenvolver a criatividade.
g) Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.

Programa
Módulo A e B:

1. Projeto de Branding
1.1 Análise e diagnóstico da situação: Mercado, empresa e concorrência. Comportamento do consumidor.
1.2 Missão, visão e valores.
1.3 Definição dos objetivos.
1.4 Formulação da estratégia: alvos, posicionamento e mix.
1.5 Plano de ação.

2. Projeto de Empreendedorismo
2.1 Criação de um produto, um serviço ou uma causa original.
2.2 Brainstorming.
2.3 Avaliação de ideias.
2.4 Plano de negócios.
2.4.1 Planeamento de Marketing.
2.4.2 Plano financeiro.

3.Organização de eventos: “Semana da Comunicação"
3.1 Criação de naming.
3.2 Definição da temática.
3.3 Seleção dos oradores.
3.4 Elaboração do orçamento detalhado do evento e gestão de orçamentos.
3.5 Elaboração e disseminação de convites Institucionais.

Metodologia de avaliação
Aval. por frequência (contínua)
Mód. A - 43% da nota final
Mód. B – 57% da nota final
Nota Final UC = (Nota Mód.A * 43%) + (Nota Mód.B * 57%)
Composição da nota (Mód. A e B):
Produção em contexto de sala de aula 60%
Trab. escritos obrigatórios 40%
Para obter aprov. à UC:
Nota mínima › ou = a 10 valores resultante da média ponderada dos mód. A e B.
Admitidos a exame os alunos que obtenham uma classificação ‹ ou = a 7 valores em qualquer dos elementos de aval. ou que não apresentem 80% de ambos os elementos de aval. nos prazos definidos.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes responsáveis até ao dia 05 de Março para definirem a sua forma de aval. tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Aval. por exame (Normal e de Recurso):
Nota Mod.A e Mod B.: Nota A x 43% + Nota B x 57%, sendo:
I. O aluno tem de apresentar 80% dos trab. escritos e práticos obrig. desenvolvidos na aval. por frequência até 5 dias úteis antes do dia do exame;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado ao secretariado com a antecedência de 7 dias da data do exame. O aluno deverá enviar o trab. escrito até 2 dias úteis antes da realização do exame para o mail das docentes e realizar a sua apres. oral no dia do mesmo.
Nota Ex.: 40% trab. obrig. + 60% trab. escrito (24% escrito; 36% apres. oral).

Bibliografia
- Dionísio, P. e Rodrigues, J. e Brochand, B. e Lendrevie, J. (1999). Strategor. Política Global da Empresa. Lisboa: D. Quixote
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2010). Ser Empreendedor-Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa.. Lisboa: Edições Sílabo
- IAPMEI (2020), . (0). Como elaborar um Plano de Negócios. Acedido em 16 de fevereiro de 2020 em https://www.iapmei.pt/getattachment/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo/Guias-e-Manuais-de-Apoio/ComoElaborarPlanodeNegocio-(5).pdf.aspx?lang=pt-PT
- Lévy, J. e Dioní­sio, P. e Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
1) Aulas teórico-práticas de aplicação.
2) Oficinas de trabalho.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint

 

 

 


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