IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Atelier I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905467.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
- Eduardo Manuel da Silva S. Pinhão (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os estudantes devem reconhecer o meio rádio enquanto fenómeno de Comunicação, ao nível dos seus conteúdos e características. Devem também ser capazes de produzir conteúdos jornalísticos de rádio, assim como de animação de rádio. Finalmente, devem ser capazes de dominar a tecnologia do meio. Consolidar conhecimentos adquiridos noutros meios de comunicação e aplica-los na Rádio. Desenvolver projetos jornalísticos de áudio.

Programa
Módulo A - Hália Costa Santos
1. Enquadramento e características da Rádio
1.1 Contextualização histórica e a importância da Rádio
1.2 Serviço público/serviço privado
1.3 Estações generalistas e estações informativas
2. Os Géneros Jornalísticos na Rádio
2.1 A revista de imprensa
2.2 A notícia
2.3 A entrevista
2.4 A reportagem
2.5 A opinião
2.6 Os podcasts
2.7 Os conteúdos patrocinados
3. Os noticiários na Rádio
3.1 Informação de proximidade
3.2 Hierarquização da informação
3.3 Fontes de informação
3.4 Análise comparativa de noticiários


Módulo B - Eduardo Pinhão
1. História tecnológica da Rádio
- O aparecimento da rádio
- Rádio - presente e futuro
2. Tecnologias da Rádio
- Equipamento
- estúdio de emissão
- estúdio de exteriores
- estúdio de edição / produção
- Microfone
- tipos de microfone; omnidirecionais, cardioides, super cardioides e shotgun
- utilização do microfone
- técnicas de gravação em estúdio e exterior
3. Teoria da Rádio
- O radiojornalismo
- escrever para o ouvido
- linguagem média
- construção de notícias na rádio
- pirâmide invertida
- O discurso próprio da Rádio
- a importância dos sons e da criatividade
- Estrutura e funcionamento de uma Rádio
4. laboratório de Rádio
- Emissão
- a música e as emoções
- os noticiários
- jingles de rádio: indicativos, promoções, publicidade
- montagem e mistura de programas de rádio
- Construção de notícias para Rádio
- linguagem
- tempos verbais
- coerência na concisão
- Reportagem
- Sonoplastia
- Entrevista
- Debate
- Opinião
- Respiração e voz
- Dicção

Metodologia de avaliação
Frequência (Periódica)
MódA (HCS)
Prv escrita 80%
Trab Análise 20% (entrega 28/nov; apresentação a 5 e 12/dez)
MódB (EP)
Trab prt. 80%
Pres e Part 20%
Exame
MódA (HCS)
Prova escrita 100%
MódB (EP)
Prova prt 100%
A aprovação implica classificação mínima de 10 valores em cada Módulo (30%/70%)

Bibliografia
- Correia, F. (2004). A rádio não acontece... faz-se. Lisboa: Sete Caminhos
- Meneses, J. e , . (2008). Tudo o que se passa, passa na TSF - Para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- Portela, P. (2011). Rádio na Internet em Portugal. Vila Nova de Famalicão: Húmus
- Vaz Marques, C. (2004). Pessoal... e transmissível - XX-XXI. Lisboa: ASA, TSF, Diário de Notícias
- 80 Anos de Rádio em Portugal.(2015, 1 de outubro). http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2016/01/JJ61.pdf,
- A Rádio em Portugal.(2003, 0 de ---). http://www.bocc.ubi.pt/pag/cordeiro-paula-radio-portugal.pdf,
- As audiências como elemento de compreensão das tendências da rádio entre as décadas de 1940 e 1970.(2017, 1 de janeiro). Revista Portuguesa de História da Comunicação,
- Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do povo.(2017, 1 de janeiro). Revista Portuguesa de História da Comunicação,

Método de Ensino
Nas aulas teóricas-práticas descrevem-se exemplificam-se os conteúdos e propõe-se a aplicação de casos práticos, incluindo análise de conteúdos radiofónicas.
Nas aulas práticas-laboratoriais aplicam-se os conhecimentos adquiridos em ambiente real.

Software utilizado nas aulas
Hardata; Soundforge; Audition

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado