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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

[J] Cibercultura

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054627.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Reflectir sobre a nova realidade cibercultural que nos rodeia; o perfixo cyber e todas as suas componentes e implicações; compreender os conceitos que a constituem e as alterações culturais, comunicacionais e sociais.

Programa
O que é a cibercultura?
- Noerbert Wiener e o prefixo cyber;Ciberespaço e realidade virtual; Cyborg; informação e o mito da Comunicação total.

Agenciamentos contemporâneos da cibercultura:
- Perspectivas cultural (livros/filmes); Social (redes sociais e realidade virtual e aumentada); Comunicacional (tecnologia e possibilidades)

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- 3 trabalhos ao longo do semestre-30%, 30%, 40%
(a apresentação dos trabalhos é obrigatória)

Dispensa de exame:
-Entrega 3 trabalhos e média positiva nos 3 elementos de avaliação.

- Se algum dos trabalhos tiver 8 ou menos o aluno será automaticamente admitido a exame.



Avaliação por Exame:
-Teste escrito - 100%


Bibliografia
- Felinto, E. (0). Posthuman.com: cobercultura e pós-humanismo como temas comunicacionais. Acedido em 3 de junho de 2009 em www.campos.org.br/data/biblioteca_763.pdf
- Haraway, D. (1991). A Cyborg Manifesto. Nova Iorque: Routledge
- Levy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde os alunos terão de aplicar os conhecimentos teóricos em trabalhos práticos em contexto real.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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