IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Física

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938071.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Aquisição de métodos e processos de resolução de problemas. Aquisição de conceitos de equilíbrio mecânico; propriedades físicas dos materiais. Desenvolvimento de competências que permitam ao aluno compreender o espectro electromagnético. Aquisição de conceitos básicos de fotometria.

Programa
1- Medidas de grandezas. Sistema de Unidades. Escalares e Vectores.
Noção de grandeza. Notação científica. Operações com números representados em notação científica. Sistema Internacional de Unidades (SI): unidades fundamentais e unidades derivadas. Análise dimensional de grandezas físicas: área, volume, velocidade, massa volúmica. Redução de unidades. Noção de grandeza escalar e de grandeza vectorial. Representação de vectores.
2-Mecânica; conceitos básicos de cinemática, interacções e forças.
Noção de posição, deslocamento, velocidade instantânea e velocidade média do movimento rectilíneo do ponto material. Movimento circular uniforme: noção de frequência, período e velocidade. Movimento oscilatório: noção de período e frequência de um oscilador. Definição de força. Massa e peso de um corpo. Identificação de forças actuantes em corpos: peso, reacção normal, tensão, impulsão e força de atrito. Equilíbrio estático. Pressão exercida por uma força: definição e unidade SI. Pressão num líquido. Princípio de Arquimedes.
3-Propriedades mecânicas dos materiais.
Densidade e densidade relativa de um material. Densidade de materiais porosos; densidade real e densidade aparente. Materiais porosos: Definição e descrição do método de determinação da porosidade de um material. Módulo de compressibilidade de um material.
4-Luz e cor.
Amplitude, comprimento de onda, frequência, período e velocidade de propagação de uma onda electromagnética. Espectro electromagnético. Energia e cor da radiação electromagnética. Temperatura da cor. Interpretação da cor de um objecto.
5- Fotometria.
Energia e potência eléctrica. Fluxo luminoso e rendimento luminoso. Intensidade luminosa e ângulo sólido. Fontes de luz isotrópicas e não isotrópicas. Diagramas fotométricos ou polares. Iluminância e luminância ou brilho. Unidades fotométricas. Interpretação dos rótulos das lâmpadas. Resolução de exercícios de aplicação de noções básicas de fotometria.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre e a segunda prova no final do semestre, avaliadas em 20 valores cada. A nota final resulta da média ponderada das notas obtidas nas duas provas: 2/3 da nota da primeira prova e 1/3 da nota obtida na segunda. O aluno terá aprovação se obtiver nota final superior ou igual a 10 valores, ficando dispensado de exame. Os alunos que obtiverem nota superior a 17 valores serão submetidos a uma prova oral.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazer o exame da época normal – uma prova escrita, classificada de 0 a 20 valores, sobre toda a matéria lecionada. O aluno tem aprovação, se obtiver nesta prova classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos que obtiverem nota superior a 17 valores serão submetidos a uma prova oral.

Bibliografia
- Fernandes, R. e Silva, C. (0). Apontamentos teóricos de Física. Acedido em 14 de setembro de 2016 em http://www.e-learning.ipt.pt/
- Hewitt, P. (2002). Física Conceitual. Brasil: Bookman
- Schaffer, T. (2001). Effects of Light on Materials in Collections: Data on photoplash and related sources.. New York: The Getty Conservation Institute: Getty Publications

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com apresentação experimental no laboratório de Física.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado