IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Química 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93805.

Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Perceber a evolução dos conceitos de estrutura da matéria e os fundamentos e mecanismos da ligação química, estequiometria e química dos sais no Património e na Conservação e Restauro.

Programa
Componente teórica:
Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas); Classificação da matéria - misturas e substâncias puras. Os átomos: A descoberta das partículas subatómicas; Número atómico e isótopos; Iões. Tabela Periódica: Variação periódica dos metais, não metais e metalóides. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos.
Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas; Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas.
Sais: O que são sais?; Sais solúveis e sais insolúveis; Higroscopia e deliquescência; Importância dos sais no património; Movimento de sais nas paredes de um edifício; Identificação de carbonatos, cloretos e sulfatos por testes químicos.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua é composta por cinco momentos de avaliação, sendo três na componente teórica e dois na componente prática. Cada momento de avaliação é valorizado em 4 valores para uma avaliação final que totaliza 20 valores. A aprovação é obtida quando a soma de todos os momentos de avaliação for igual ou superior a 10 valores.
Todos os alunos terão que ter avaliação em ambas as componentes com uma nota mínima de 4 valores, sem a qual serão excluídos da época de exame.

Bibliografia
- Eastop, D. e Timar-Balaszy, A. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford: Butterworth
- Mateini, M. e Moles, A. (2001). La Quimica en la Restauration. San Sebastian: Ed. Nerea
- Vina Ferrer, S. e San Andres Moya, M. (2004). Fundamentos de Química e Física para la Conservation y Restauration. Madrid: Ed. Sintesis
- Wilks, (ed), H. (1984). An Introduction to Materials. (Vol. 1). London: The Conservation Unit; Museums & Galleries Commission

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de material, medição de volumes, pesagens, preparação de soluções e identificação de aniões.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado