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Ano Letivo: 2019/20

Cinema Documental

Realização II

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 4,0 TP + 40,0 S + 3,0 OT , Cód. 817724.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Equipamento de gravação audiovisual
Inglês Nível B2

Objetivos
A. Demonstrar capacidade de dirigir a produção de um filme
Aa. Adaptar o perfil pessoal a uma função de caráter diretivo na relação funcional, afetiva e artística de uma equipa de produção
B. Adquirir competências de análise crítica sobre o processo criativo de realização cinematográfica
Bb. Evidenciar capacidade de assumir opções e decisões criativas em função das circunstâncias de produção e pós-produção
C. Desenvolver sentido crítico em face de questões concetuais e éticas
Cc. Analisar, problematizar e integrar princípios éticos na definição de uma metodologia de produção no âmbito de um projeto cinematográfico
D. Conhecer a vida e obra de cineastas marcantes na história do cinema
Dd. Expandir e consolidar o conhecimento de obras cinematográficas de referência

Programa
1. Visionamento e análise de obras cinematográficas
1.1. Seleção de obras de referência que sirvam como casos de estudo
2. Definição de uma ideia com potencial cinematográfico
2.1. Estrutura, forma e conteúdo
3. Seleção de uma metodologia de construção fílmica
3.1. Adoção e implementação de uma metodologia adequada aos elementos constitutivos do projeto
4. Produção de exercícios fílmicos
4.1. Afetação de meios e definição de um plano de produção

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua / Exame / Recurso
. Recensão sobre o projeto "Capturing Reality - The Art of Documentary" - 25% - (mínimo 500 palavras, arial 9, parágrafo 1,5);
. 5 exercícios fílmicos individuais - 50% - com duração mínima de 5 minutos cada, nos quais são adotados alguns dos "modos de representação [não-ficcional]" propostos por Bill Nichols: modo poético + modo expositivo + modo observacional + modo participativo + modo reflexivo
. 5 notas de intenção - 25% -, uma por cada exercício, constituída por duas partes:
a) um resumo da teoria subjacente ao "modo de representação" do exercício (mínimo 250 palavras, arial 9, parágrafo 1,5)
b) posição ética e estética relativamente ao conteúdo de cada exercício (mínimo 250 palavras, arial 9, parágrafo 1,5)

Bibliografia
- Aitken, I. (1992). Film & Reform - John Grierson and the Documentary Film Movement. New York: Routledge
- Nichols, B. (2001). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
- Rosenthal, A. e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press

Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos (modo síncrono)
2. Visionamento e análise de obras de referência (modo assíncrono)
3. Exercícios práticos a partir de uma perspetiva de realização (modo assíncrono)

Software utilizado nas aulas
Microsoft Office
Microsoft Teams
Quicktime Player
Software NLE

 

 

 


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