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Ano Letivo: 2019/20

Contabilidade

Empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 905633.

Docente(s)
- Gonçalo Nuno Rodrigues Brás (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselham-se conhecimentos básicos de gestão.

Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.

Programa
I INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5. Notas finais.

II O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem-sucedido.
6. A equipa da nova empresa.

III O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.

IV O PLANO DE NEGÓCIOS
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do plano de negócios.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- Prova escrita individual, sem consulta (20%);
- Trabalho de grupo (80%);

Dispensados todos os alunos com nota final ponderada igual ou superior a 9,5 valores

Avaliação em épocas de exame:
- Exame Final para os alunos não dispensados, sem consulta (30%)
- Trabalho de grupo (70%)

Obrigatória nota mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação em exame.
Obtêm aprovação todos os alunos que obedecem ao critério da nota mínima e que, cumulativamente, obtenham nota final ponderada igual ou superior a 9,5 valores

Bibliografia
- Bernarda, G. e Pigneur, Y. e Osterwalder, A. e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa: D. Quixote
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora
- Silva, E. e Monteiro, F. (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócio. Porto: Vida Económica
- Da Costa, T. e Carvalho, L. (2015). Empreendedorismo: uma visão global e integradora. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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