IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Qualidade Ambiental

Tratamento de Efluentes Líquidos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 618220.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos sobre o tratamento de efluentes líquidos. Capacitar os alunos com ferramentas de trabalho para intervirem na análise e caracterização dos efluentes e, ainda, na operação de equipamentos em ETAR's.

Programa
Componente teórica

1. Introdução às unidades de tratamento. Características de um efluente líquido. Características dos poluentes. Níveis de tratamento de efluentes líquidos. Funcionamento global de uma ETAR.

2. Tratamentos físicos de efluentes líquidos. Princípios e aplicações dos processos de gradagem, tamisação, desarenação, remoção de óleos e gorduras, flotação, floculação, sedimentação, decantação e filtração.

3. Processos químicos de tratamento de águas residuais. Princípios e aplicações das técnicas de adsorção, troca iónica, desinfeção, oxidação, precipitação e processos de membrana.

4. Processos biológicos de tratamento de águas residuais. Processos aeróbios, sistemas de lamas ativadas e variantes, lagoas arejadas, lagoas fotossintéticas, filtros de percolação e discos biológicos. Processos anóxicos em suspensão e em filme fixo. Processos anaeróbios, digestores anaeróbios e filtros anaeróbios. Tratamentos naturais. Tratamentos em solos e em zonas húmidas construídas.

5. Tratamento e destino final de lamas. Operações de espessamento, estabilização, condicionamento, desidratação, secagem, compostagem e deposição.

Componente prática
1. Determinação do teor em cloretos numa água
2. Monitorização de uma zona húmida construída em termos de remoção de nutrientes
3. Ensaios de produção e tratamento de lamas

Metodologia de avaliação
A classificação final é obtida por média ponderada entre classificação obtida em prova escrita (80%) e a classificação obtida em trabalhos laboratoriais e respetivo relatório (20%).

Bibliografia
- Hendricks, D. (2006). Water treatment unit process: physical and chemical. Boca Raton: CRC - Taylor & Francis
- Metcalf and Eddy, Inc, . (2002). Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. USA: McGraw-Hill
- Peixoto, J. e Oliveira, J. e Brito, A. (2010). Tratamento de água para consumo humano e uso industrial: elementos teórico-práticos. Porto: Publindústria

Método de Ensino
Algumas aulas em que se expõem os conceitos relativos à unidade curricular e outras aulas em que são propostos exercícios de aplicação e realizados alguns trabalhos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado