IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Sistemas de Informação Geográfica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009

6 ECTS; 1º Ano, Anual, 8,0 T + 4,0 PL + 4,0 TP + 24,0 S , Cód. 649855.

Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos deverão adquirir competências que permitam aplicar os SIG em
arqueologia e património.

Programa
Noção de SIG
Origem e evolução dos SIG
Aplicações à Arqueologia
Modelos de dados
Sistemas de referenciação e projecções
Georreferenciação de sítios/objectos
Inquirição de dados
Visualização de mapas
Análise espacial e gestão de dados

Metodologia de avaliação
Trabalho com aplicação prática em SIG (ArcGis)

Bibliografia
- Aronoff, S. (1989). Geographic Information Systems: a management perspective.. (Vol. I). Ottawa, Canada: WDL Publications
- Gillings, M. e Wheatley, D. (2002). Spatial Technology and Archaeology: The Archaeological Applications of GIS. (Vol. I). London: Taylor Francis
- Lake, M. e Conolly, J. (2006). Geographical Information Systems in Archaeology. (Vol. I). Cambridge: Cambridge Manuals in Archaeology
- Rhind, D. e Maguire, D. e Goodchild, M. e Longley, P. (2015). Geographic information science and systems. (Vol. I). USA: Wiley

Método de Ensino
A unidade curricular é essencialmente prática de laboratório. Serão abordados os conceitos de SIG e suas aplicações à arqueologia e ao património cultural. A metodologia de ensino adotada contempla uma importante componente de aplicação prática.

Software utilizado nas aulas
ArcGis

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado