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Ano Letivo: 2018/19

Tecnologia Química

Instrumentação e Equipamentos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814224.

Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
A unidade curricular tem como objectivo de aprendizagem fazer com que os alunos adquiram conhecimentos sobre o controlo automático das variáveis dum processo em engenharia química (temperatura, pressão, nível, caudal, etc.), conhecer o conceito de anel de controlo da variável, as características dos sensores, e dos actuadores, os vários tipos de controladores em particular os PID, bem como os diagramas de processo e layout de uma instalação fabril e ainda uma descrição por vários tipos de instrumentação de medida utilizada na Industria de Processos Químicos. Estes conhecimentos vão permitir adquirir aptidões no controlo automático do processo. Por fim os alunos deveram adquirir e desenvolver competências em pequenos projectos de instalação de instrumentação, de construção de um anel de controlo de variáveis do processo, saber seleccionar instrumentação a partir das alternativas de equipamento disponível, os alunos devem ainda saber interpretar e esboçar Diagramas de Processo bem como um layout de uma instalação fabril e de tubagens.

Programa
I. CONTROLO DE PROCESSOS:
1. Processo Industrial;
2. Sensores;
3. Actuadores (Elementos Finais de Controlo);
4. Controladores;
5. Diagramas de Processo e Layout de uma Instalação Fabril;
II. INSTRUMENTAÇÃO DE MEDIDA:
1. Sensores de Pressão;
2. Sensores de Nível;
3. Sensores de Temperatura;
4. Caudalimetros.

Metodologia de avaliação
Prova escrita sem consulta, por frequência ou exame, obtendo aprovação com a nota mínima de 9,5 valores.

Bibliografia
- Jonhson, C. (1990). Controlo de Processos - Tecnologia da Instrumentação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas introduzem os temas e apresentam os seus fundamentos teóricos. Aulas teórico-práticas desenvolvem num sentido mais prático os conceitos teóricos, com o apoio de exemplos de casos reais, à realização de exercícios e visitas de estudo.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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