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Ano Letivo: 2017/18

Gestão

Planeamento e Inovação em Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92956.

Docente(s)
- Oliva Maria Dourado Martins (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1. Uma perspetiva teórico-prática do Marketing com um enfoque no método de case study.
2. Uma abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento de maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. A compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações.
4. Aptidões específicas sobre instrumentos de planeamento e estratégia de marketing na era digital.
5. Competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspetiva integrada com os outros elementos do marketing mix.
6. A compreensão do papel da inovação na marca para a co-criação de valor
7. A compreensão da dinâmica de efeitos de país de origem e da gestão da reputação organizacional e do seu impacto na formação e agregação de valor em economias contemporâneas
8. A compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.

Programa
1) O Marketing e sua evolução
2) A Estratégia e sua evolução
3) Estratégia de Marketing aplicada ao Marketing digital
4) O plano de Marketing e o planeamento do Marketing digital
5) SWOT analysis na era digital
6) Posicionamento, público-avco e Segmentação de mercado
7) Inovação em Marketing

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: leitura, resumo e apresentação semanal em contexto de aula de artigos científicos subordinados às áreas de planeamento e inovação no Marketing. O aluno pode ser avaliado por uma trabalho ou teste, teórico e prático.

Bibliografia
- Lendrevie, J. e Rodrigues, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. (2015). Mercator da Língua Portuguesa Teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal: Dom Quixote

Método de Ensino
Método expositivo com apresentação de casos práticos para a discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
Leitura, interpretação e resumo de artigos científicos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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