IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Auditoria e Finanças

Auditoria Interna e Operacional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10361/2016 - 17/08/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 392512.

Docente(s)
- Carlos Fernando Calhau Trigacheiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos formalmente definidos.
No entanto, é importante que os estudantes possuam conhecimentos gerais de auditoria externa.

Objetivos
Habilitar os alunos com o enquadramento da atividade de auditoria interna, em particular, no que respeita ao âmbito de atuação, às condições de exercício da profissão e aos pontos de contacto e de afastamento com a auditoria externa.
Dotar os mestrandos dos conhecimentos indispensáveis ao levantamento e avaliação do sistema de controlo interno e sua implantação em qualquer organização, independentemente da natureza, bem como transmitir as ferramentas essenciais para o desenvolvimento de auditorias nos diversos domínios normalmente abrangidos pelo auditor interno, designadamente, auditorias operacionais.

Programa
1. Auditoria interna ? noções de enquadramento
1.1. Objetivos e conceitos
1.2. Relacionamento com outros tipos de auditoria
1.3. Domínios de intervenção
1.4. Conceito de corporate governance
2. Sistema de controlo interno - conceitos e objetivos
2.1. Conceito e objetivos
2.2. Componentes de um sistema de controlo interno
2.3. Relatórios e modelos mais relevantes (COSO e COBIT)
2.4. Limitações dos sistemas de controlo interno
3. O exercício da função de auditoria interna
3.1. O ?Institute of Internal Auditors?
3.2. O Instituto Português de Auditoria Interna
3.3. O código de ética e regras de conduta
3.4. Normas internacionais para a prática profissional da auditoria interna
3.5. Acesso à profissão de auditor interno
3.6. Breve evolução histórica da auditoria interna
4. A função de auditoria interna no seio das organizações
4.1. O departamento de auditoria interna ? oportunidade e estrutura
4.2. Auditoria interna e ?compliance?
4.3. Auditoria interna e a política antifraude
5. O processo de auditoria interna em geral
5.1. Avaliação do risco e plano estratégico
5.2. Plano anual e os programas detalhados das auditorias
5.3. Preparação da auditoria
5.4. Execução dos testes de auditoria
5.5. Organização e arquivo da documentação de auditoria
5.6. Elaboração do relatório e a comunicação dos resultados
5.7. Avaliação do desempenho da equipa de auditoria
5.8. Acompanhamento das recomendações
6. A auditoria interna em Portugal
6.1. As entidades de interesse público
6.2. O controlo interno da administração financeira do Estado
7. A segurança dos sistemas de informação ? novas questões do controlo interno e algumas referências metodológicas
7.1. Evolução dos suportes de informação
7.2. Novas questões do controlo interno
7.3. Controlos gerais e controlos aplicacionais
7.4. Breve enquadramento da função de auditoria informática
7.5. Principais referências usados na auditoria a sistemas de informação

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será a média aritmética de duas provas escritas individuais a realizar em datas a acordar com os alunos.
Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem exame escrito, que abrange as diversas componentes do programa.

Bibliografia
- COSO, C. (2017). Integrated Framework and Enterprise Risk Management. (Vol. 1). USA: www.coso.org
- Internal Auditors, I. (2016). Código de Ética e Normas de auditoria interna. (Vol. 1). USA: www.theiia.org
- Morais, G. e Martins, I. (2013). Auditoria Interna - Função e Processo. (Vol. 1). Lisboa: Áreas Editora
- Oliveira, J. (2006). Método de Auditoria a Sistemas de Informação. (Vol. 1). Porto: Porto Editora

Método de Ensino
Sessões tutoriais onde se orientam os alunos para o estudo das matérias que compõem o programa, quer relativamente aos conceitos teóricos, quer no que respeita à aplicação prática dos princípios fundamentais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado