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Ano Letivo: 2017/18

Informática e Tecnologias Multimédia

Produção de Conteúdos Multimédia

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814313.

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de fazer correção e restauro de imagem, fotomontagem, desenho vetorial e motion graphics.

Programa
1 - Adobe Photoshop
1.1 Apresentação do interface do programa
1.2 Ferramentas, menus e janelas

2 - Criação de um documento
2.1 Escala (pixel e cm)
2.1 Resolução (web e impressão)
2.2 Diferentes tipos de ficheiros

3 - Modo de cor
3.1 Grayscale, RGB e CMYK

4 - Camadas
4.1 Conceitos de camadas
4.2 Seleção, agrupamento e ligação de camadas
4.3 Movimentação, empilhamento e bloqueio de camadas
4.4 Gestão de camadas
4.5 Definição de opacidade e mistura
4.6 Efeitos e estilos de camadas
4.7 Máscaras
4.8 Edição não destrutiva

5 - Seleção
5.1 Realização de seleções
5.2 Ajuste de seleções de pixeis
5.3 Movimentação e cópia de pixels selecionados
5.4 Remoção e extração de objetos
5.5 Canais
5.6 Gravação de seleções e utilização de máscaras

6 - Pincéis
6.1 Livraria de pincéis
6.2 Criação de pincéis

7 - Restauro e Fotomontagem
7.1 Correção de distorção, ruído, brilho/contraste
7.2 Restauro de imagem
7.3 Transformação de objetos
7.4 Fotomontagem

8 - Desenho vetorial
8.1 Fundamentos do desenho vetorial
8.2 Aplicações do desenho vetorial / ilustração digital
8.3 Técnicas de desenho vetorial
8.4 Conversão de bitmaps em desenhos vetoriais – tracing
8.5 Conversão de desenhos vetoriais em bitmaps – rasterização
8.6 Exportação e importação de ficheiros

9 - After Effects
9.1 Apresentação do interface do programa
9.2 Ferramentas, menus e janelas
9.3 Formatos de video e sistema PAL
9.4 Importação de videos, imagens e sequências de imagens
9.5 Camadas e máscaras
9.6 Blending Modes
9.7 Efeitos
9.8 Motion Graphics
9.9 Render

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Frequência (70%)

Avaliação Periódica:
- Frequência (100%)

Avaliação Final:
- Exame (100%)

Bibliografia
- , . e Fridsma, L. e Gyncild, B. (2017). Adobe After Effects CC Classroom in a Book . (Vol. 1). Estados Unidos: Peachpit
- Chang, R. e Wallin, J. e Straub, P. e Bergkvist, L. (2004). Digital Painting. (Vol. 1). Estados Unidos: Ballistic Publishing
- Tilbury, R. e Perrins, C. e Hargreaves, J. e Morse, S. e Greenway, T. (2011). Photoshop for 3d artists. (Vol. 1). Reino Unido: 3dtotal

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop e After Effects.

 

 

 


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