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Ano Letivo: 2017/18

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Gestão de Conflitos e Negociação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964035.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Definir conflito;
Identificar diferentes tipos de conflitos;
Enunciar as fases de conflito;
Identificar as causas e consequências dos conflitos;
Identificar diferentes estilos de gestão de conflito;
Definir as fases da negociação;
Identificar e aplicar diferentes técnicas de negociação.

Programa
1.Delimitação do conceito de conflito; Níveis de análise e categorias de conflito; Fatores geradores de conflitos, Funcionamento de situações conflituais; Conflitos como risco e como oportunidade.
2. Princípios da gestão e da resolução de conflitos; Estilos de gestão de conflito e as suas diferentes taxonomias; Obstáculos à gestão de conflitos; Competências necessárias à gestão construtiva dos conflitos.
3. Definição de negociação,tipos e fases, eficácia cognitiva e comportamental. Estratégias e táticas.
4. Natureza da mediação, características e tipos; Vantagens e limites; Modelos, etapas e fatores.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: casos práticos 60%,e prova escrita 40%.
Avaliação por exame prova escrita.
Dispensa da avaliação final quem obter um mínimo de 10 valores na avaliação contínua.

Bibliografia
- Crespo de Carvalho, J. (2013). Negociação. Lisboa: Sílabo
- Cunha, P. e Leitão, S. (2012). Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). (pp. 1-111). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
- Damasceno Correia, A. (2012). Manual de Negociação. Lisboa: Lidel
- Kindler, H. (1991). A Gestão Construtiva dos Desacordos. (Vol. 1). (pp. 1-97). Lisboa: Monitor - Edições Para Profissionais

Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados com recurso a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de caso e exercícios realizar em sala de aula.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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