IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Português

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60242.

Docente(s)
- Sandra Sofia Antunes Pereira Barata (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem:
O1- desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral
O2- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados
O3 - adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4 - reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação

Programa
C1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
C2. A gramática da comunicação (sintaxe frásica)
2.1.Frase e Oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
C3. A Semântica
3.1 Relações entre as palavras
3.2.Significação lexical
3.3.Fontes de enriquecimento lexical
C4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
4.1.Texto utilitário
4.2.Texto argumentativo
4.3.Texto explicativo-descritivo
4.4.Texto expositivo-informativo
4.5.Coesão e coerência textual
C5.Metodologia de Projeto
5.1.Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3.Produção de fichas de leitura
5.4.Resumo, síntese e relatório
5.5.Elaboração de referências bibliográficas
C6.Pragmática Linguística
6.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1.O que é dito o que é comunicado
6.1.2.Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3. Teoria dos atos de fala
6.2.Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1.Entrevista
6.2.2.Colóquio/Debate
6.2.3.Leituras interpretativas
6.2.4.Apresentação oral

Metodologia de avaliação
M1- aulas expositivas; M2- aulas práticas; Frequência (70%) + Trabalho escrito e apresentação(30%)

Bibliografia
- CUNHA, C. e CINTRA, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LEITE, S. e TAVARES, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- MATEUS, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho

Método de Ensino
M1 - Aulas expositivas
M2 - Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado