IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Design Multimédia

Métodos quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 61751.

Docente(s)
- Maria João da Costa Antunes Inácio (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos, contudo recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos de cálculo algébrico.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos: 1.1. matemáticos; 1.2. trigonométricos; 1.3. estatísticos. 2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
I. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos;
1.2. Expressões polinomiais, racionais fraccionárias e irracionais;
1.3. Resolução de equações e de inequações;
1.4. Sistemas de equações lineares;
1.5. Conceito de função real de variável real;
1.6. Estudo de algumas funções algébricas e suas aplicações.

II. TRIGONOMETRIA
2.1. Relações trigonométricas e caracterização de funções sinusoidais;
2.2. Conceito de amplitude, fase, frequência, frequência regular e período;
2.3. Equações trigonométricas.

III. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
3.1. Considerações preliminares;
3.1.1. População e Amostra;
3.1.2. Fases do Método Estatístico;
3.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística;
3.1.4. Exemplos de aplicação da estatística;
3.2. Tipo de dados:
3.2.1. Dados qualitativos;
3.2.2. Dados qualitativos;
3.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica;
3.4. Medidas de Estatística Descritiva:
3.4.1. Medidas de localização;
3.4.2. Medidas de dispersão;
3.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0.4F1+0.5F2+0.1T, em que F1,F2=Frequências; T=trabalho, todos cotados para 20 valores e sem consulta. Avaliação por exame: um teste escrito sem consulta, cotado para 20 valores, sobre toda a matéria lecionada (aprovação: >=10)

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. e Armstrong, W. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Sílabo
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. USA: John Wiley & Sons

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado