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Ano Letivo: 2016/17

Animação e Modelação 3D

Modelação e Animação em Jogos 3D

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624015.

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Fundamentos de animação e modelação 3D.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar e animar um personagem de jogo 3D, modelar cenário e assets e desenvolver um jogo em Unity.

Programa
1 - Modelação do Personagem de Jogo
1.1 Modelação 3D lowpoly
1.2 UV's
1.3 Texturas

2 - Rigging e Skinning
2.1 Rigging do personagem (utilização de Biped)
2.2 Skinning
2.3 Controladores
2.4 Criação de animações para o jogo
3.5 Exportação do personagem 3D em formato FBX

3 - Modelação do Cenário e Assets de Jogo
3.1 Modelação lowpoly do cenário do jogo
3.2 Modelação de assets de jogo
3.3 UV's
3.4 Texturas
3.5 Exportação de objetos em formato OBJ

4 - Unity
4.1 Unity Interface (menus e janelas, shortcuts, ficheiros e pastas)
4.2 Criação e transformação de Game Objects
4.3 Câmaras
4.4 Iluminação
4.5 Animação de GameObjects (Script, Keyframe e Animator)
4.6 Materiais e texturas
4.7 Programação: eventos de jogo
4.8 Componentes: colliders e triggers
4.9 Elementos UI
4.10 Física no Unity
4.11 Animação com keyframes
4.12 Importação e manipulação de sprites
4.13 Áudio: efeitos sonoros e música
4.14 Introdução às partículas
4.15 Desenvolvimento de um jogo

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).

Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).

Avaliação Final
Projeto final (100%).

Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Goldstone, W. (2011). Unity 3.x Game Development Essentials. Inglaterra: Packt Publishing
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. Inglaterra: 3DTotal

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max, Adobe Photoshop, Unity.

 

 

 


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