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Ano Letivo: 2016/17

Conservação e Restauro

Teoria e Crítica da Arte

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338043.

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender as problemáticas artísticas, a fim de ser capaz de dialogar com as obras de arte do ponto de vista formal e conceptual.
Adquirir competências para fazer a leitura e interpretação das realizações artísticas à luz dos diversos conceitos e teorias coevos.
Desenvolver o espírito crítico.

Programa
I-Problematização em torno da abordagem à obra de Arte
1 - Proximidades e afastamentos epistemológicos: História de Arte, Estética, Teorias da Arte e Crítica de Arte.
2 - Criação artística e juízo estético.
2.1 - A problemática do gosto. Do gosto ao estético.
2.2 - Valor artístico e valor estético.
3 - O estatuto da obra de arte e sua evolução.
3.1 - O conceito de obra-prima.
3.2 - Noção de programa artístico e de "trans-memória" Imagética.
3.3 - A produção artística como "obra aberta" (Umberto Eco)
3.4 - A interpretação da obra de arte.
3.5 - A "cripto-história da arte" como proposta de renovação teórica.
3.6 - A situação actual da História de Arte-Ciência.
II- As Teorias e a Crítica de Arte: sua importância na reflexão sobre o fenómeno artístico.
1 – Ética e Estética no mundo Greco-Romano: a obra artística num mundo de deuses e heróis.
1.1 - As teorias da Arte na Antiguidade.
1.2 - A imagem ao serviço da cultura e do poder político.
1.3 - O aparecimento do "Cânone"na Grécia.
1.4 - Vitrúvio e o primeiro Tratado artístico.
2 - Arte e Beleza na Estética Medieval: a arte ao serviço da religião.
2.1- A natureza simbólica e alegórica da obra de arte.
2.2- Sº Agostinho e S. Tomás de Aquino.
2.3 -O abade Suger e S. Bernardo.
2.4 -O "Livro da Arte" de Cennino Cennini.
3 - A Época Moderna: quatro séculos de um novo paradigma artístico.
3.1- A nova teoria da imagem artística ocidental.
3.1.1 - O conceito de "bela-arte".
3.1.2 - A importância da Ekphrasis e da semiologia da arte.
3.2 - A arte como "cosa mentale" e o estatuto social do artista.
3.3 - A consagração da Tratadística.
3.3.1 - A realidade portuguesa: Francisco de Holanda e a importância da sua obra no contexto da Teoria da Arte europeia.
3.4 - A Contra-Reforma e suas implicações na produção artística.
3.4.1 - O Concílio de Trento e os novos textos produzidos sobre matéria artística.
3.5 - O debate ideológico e o papel das artes no fim do Antigo Regime.
3.6 - As Academias: teoria e prática no ensino artístico.
4- Arte e Crítica na Época Contemporânea.
4.1- Origens da Crítica de Arte: seus limites e funções.
4.2- As Teorias da Arte: entre o excesso e a ausência teórica.
4.2.1 - A (des)construção dos conceitos de Arte e beleza.
4.2.2 - A proclamação da morte da Arte.
4.2.3 - Noção de trans-contemporaneidade no exercício do "saber ver".
4.3 - A função social da Arte.
4.3.1- Novas clientelas e novos mercados para a arte contemporânea.

Metodologia de avaliação
*assiduidade, interesse, empenho e capacidade de apresentar trabalhos inovadores (10%)
*capacidade de reflexão, intervenção e discussão de temas durante as aulas (10%)
*trabalho de investigação, escrito e apresentado oralmente - época de exames (80%

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas partindo da análise de obras de arte e da interpretação de textos significativos, procurando fazer o enquadramento cultural e artístico das questões em análise e convocar a reflexão dos alunos e o debate construtivo.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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