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Ano Letivo: 2016/17

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro Aplicada

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

15 ECTS; 1º Ano, Anual, 195,0 PL + 10,0 OT , Cód. 338041.

Docente(s)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
- Leonor da Costa Pereira Loureiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se que o aluno desenvolva a sua autonomia numa especialidade da Conservação e restauro.
Saber realizar trabalhos de diagnóstico, identificação, exame e registo, e propostas de intervenção em bens móveis e integrados.
Elaborar relatórios de intervenção de conservação e restauro.

Programa
1. Definição das especialidades: Documentos gráficos, Materiais Pétreos, Materiais cerâmicos, Escultura, Pintura de cavalete e Mobiliário
2. Funcionamento dos laboratórios
3. Definição e desenvolvimento de uma metodologia de intervenção
4. Intervenção de C&R sobre bens culturais móveis e/ou integrados
5. Elaboração de relatório
6. Análise, reflexão e execução de trabalho sobre bens culturais.

Metodologia de avaliação
A avaliação da UC é realizada em duas partes.
1. Participação em aula e relatório sobre a intervenção realizada em laboratório (70%).
2. Trabalho de análise e reflexão sobre um bem cultural móvel ou imóvel (30%), avaliado por júri.

Bibliografia
- Brandi, C. (1988). Teoría de la Restauración. Madrid: Alianza Editorial
- Ferreira, I. (2009). Azulejos tradicionais de fachada em Ovar: Contributos para uma metodologia de conservação e restauro. Ovar: Câmara Municipal de Ovar
- Serrão, V. e Figueira, L. e Almada, C. (2000). História e restauro da pintura do retábulo-mor do Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa: IPPAR
(2001). As rochas dos monumentos portugueses – tipologias e patologias. (Vol. 1). Lisboa: IPPAR

Método de Ensino
Nas aulas, práticas laboratoriais, são desenvolvidos trabalhos de conservação e restauro sobre bens culturais.
As aulas de laboratório poderão ser complementadas com participações em seminários ou em visitas de estudo/trabalho.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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