IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Video e Cinema Documental

História e Estética do Cinema I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932001.

Docente(s)
- Nuno Manuel Guerreiro Sena (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.
B. Dominar a capacidade de relacionar movimentos cinematográficos com outros movimentos artísticos na primeira metade do Século XX.

Programa
I. A invenção do Cinema. Cruzamento de tecnologias e de tradições de espectáculo do séc. XVI ao séc. XIX. A imagem e o movimento: problemática da análise e da síntese do movimento (de Muybridge e Marey a Edison e Lumière). O cinema na “fase Lumière”: questões de assunto, de espaço e de tempo.
II. O cinema dos primeiros anos, entre o catálogo Lumière e a Primeira Guerra Mundial. Ruptura do plano único e rupturas sucessivas até ao começo da padronização clássica. Articulação entre narrativas e linguagem. Interpretações modernas do cinema pré-clássico.
III. O cinema e as vanguardas. O cinema no panorama das artes ao tempo das vanguardas, dos finais da primeira década do século aos finais da década de vinte. A problemática específica da ideia do cinema como “síntese das artes” e a relação entre isso e a afirmação de uma identidade específica (o mito da arte total e a afirmação futurista de uma identidade radicalmente nova.) Análise especifica das vanguardas alemã, soviética e francesa.
IV. O cinema clássico americano: génese, fundamento, convenções. Evolução das estruturas de produção até à década de vinte. Vertentes da padronização: os estúdios, os géneros e o star-system. Convenções básicas do cinema clássico, ao nível dos modelos narrativos, do tratamento do espaço e do tratamento do tempo. Estudo de um género: o filme negro.
V. A escola realista italiana.
VI. A emergência da Nouvelle Vague: cinefilia, política dos autores e relançamento do cinema como uma arte resolutamente moderna.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Cada aluno será avaliado cumulativamente por um conjunto de trabalhos escritos incluindo: uma recensão crítica com dimensão de referência de três páginas (ponderação de 30% da nota final) e uma frequência (70%).

Bibliografia
- Bordwell, D. e Staiger, J. e Thompson, K. (1985). Classical Hollywood cinema – film style and mode of production to 1960. Londres: Routledge & Kegan Paul
- Bordwell, D. (1997). On the History of Film Style. (pp. 322). Londres: Harvard University Press
- Schatz, T. (2003). The Genius of the System: Hollywood Filmmaking in the Studio Era. Nova Iorque: Pantheon Books
- Thompson, K. e Bordwell, D. (2003). Film History: An Introduction. Boston: McGraw Hill Higher Education

Método de Ensino
a - Aulas teóricas em sala de aula.
b - Aulas práticas de análise de filmes em sala de aula.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado