IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Informática e Tecnologias Multimédia

Linguagens de Programação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81439.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Considera-se importante que os alunos detenham os conhecimentos transmitidos na unidade curricular de Programação e Algoritmia.

Objetivos
1. Descrever as estruturas de dados e algoritmos mais comuns, assim como as suas vantagens, limitações e aplicações.
2. Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas concretos.
3. Conceber, desenvolver, e testar código para a resolução de problemas de médio e grande porte.

Programa
1. Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
2. Algoritmos de ordenação
2.1 Ordenação por seleção (Selection Sort)
2.2 Ordenação por bolha (Bubble Sort)
2.3 Ordenação por Inserção (Insertion Sort)
2.4 Ordenação “rápida” (Quick Sort)
3. Estruturas de dados lineares
3.1 Listas, pilhas e filas
4. Estruturas de Dados Hierárquicas
4.1 Árvores binárias
4.1.1 Conceitos
4.1.2 Profundidade Árvores binárias de pesquisa
4.2 Grafos

Metodologia de avaliação
Teórica (60%) - Exame escrito sem consulta. Classificação mínima de 7 valores em 20. Prática (40%) - Trabalho final. Classificação miníma de 10 valores em 20.

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos. Aulas práticas laboratoriais para resolução de problemas e consolidação de conhecimentos utilizando o computador.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; Code Blocks ou similar.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado