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Ano Letivo: 2016/17

Informática e Tecnologias Multimédia

Computação Gráfica

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814316.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos nas UC de Matemática Discreta, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Programação e Algoritmia e Linguagens de Programação.

Objetivos
1. Demonstrar o conhecimento sobre os mecanismos e técnicas básicas da computação gráfica
2. Construir programas em OpenGL com interface gráfica, interatividade e animação
3. Escrever relatórios onde justificam as decisões tomadas nos programas construídos

Programa
I. Rasterização; Desenho 2D (Linhas, Círculos e Polígonos); Algoritmos de preenchimento.
II. Translação, Rotação e Escala; Coordenadas Homogéneas; Composição de Transformações.
III. Modelação Geométrica.
IV. Cor, Sombreamento e Iluminação: Modelos de reflexão local e global; Raytracing.
V. Projeção: Paradigma da câmara virtual; Tipos de projeção (paralela, oblíqua).
VI. Utilização da API OpenGL.

Metodologia de avaliação
Teste escrito (frequência/exame) - 50%
Trabalho prático final - 50%

Bibliografia

Método de Ensino
As aulas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação. Os tópicos principais são explorados através da realização de trabalhos práticos para desenvolver pequenos programas sobre, por exemplo, rasterização 2D e iluminação.

Software utilizado nas aulas
Code Blocks, OpenGL, ferramentas de produtividade, plataforma de eLearning.

 

 

 


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