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Ano Letivo: 2016/17

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia do Consumidor

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964028.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.

Programa
I – O Consumo como objecto de estudo sociológico
1.1 – O consumo e os seus significados
1.2 – Consumismo e consumerismo
II – Abordagens Teóricas ao fenómeno do Consumo
2.1 – Mary Douglas e Barry Isherwood
2.2 – Jean Baudrillard
2.3 – Thomas Vebler
2.4 – Pierre Bourdieu
III – Génese das Necessidades e Consumo
3.1 – Do necessário ao supérfluo
3.2 – Do prazer à poupança (e vice-versa)
IV – Influências Grupais e Consumo
4.1 – A família
4.2 – Outros grupos de referência e de pertença
V – O processo de Consumo e a Aprendizagem
5.1 – O processo de consumo
5.2 – A aprendizagem
5.3 – Atitudes e comportamentos
5.4 – Variáveis ambientais e o consumidor
5.5 – As classes sociais
5.6 – As variáveis pessoais e o consumidor (factores sociodemográficos)
VI – Órgãos de Comunicação Social, Equação Produção – Consumo e a sua Influência no Comportamento do Consumidor
6.1 – A reprodução de sistemas de produção, comunicação e de consumo através da análise do marketing.

Metodologia de avaliação
Na época de avaliação contínua: teste final escrito (60%) e a apresentação de um trabalho prático (40%). Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores.

Bibliografia
- Baudrillard, J. (2014). A Sociedade de Consumo. (Vol. 54). Lisboa: Edições 70
- Dubois, B. (1998). Compreender o Consumidor. Lisboa: D. Quixote
- Santos, B. (1994). O Livro dos Consumidores. Lisboa: Bertrand
- Slater, D. (1997). Consumer, Culture and Modernity. Cambridge: Polity Press, UK

Método de Ensino
Aulas teóricas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas e onde os alunos expõem igualmente o trabalho.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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