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Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

Atelier III

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054613.

Docente(s)
- Rui Jorge Malacho Capitão (2)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Consiste em adestrar os alunos na produção de peças informativas para televisão.A cadeira deverá assim abordar, na sua vertente da “forma” e do ponto de vista técnico e tecnológico, a construção de peças jornalísticas, as práticas de recolha de imagem e som, e as operações de edição e sonorização.

Programa
De acordo com os objectivos acima definidos, a programação da cadeira deverá obedecer, no fundamental, à seguinte sequência:


3. 1. Os procedimentos básicos numa equipa ENG:

• Preparação do equipamento para reportagem;
• Procedimentos genéricos na operação de câmara (imagem e áudio);
• A captação de imagens com objectivos jornalisticos;
• Demonstrações práticas e exercícios.




3. 2. A recolha de imagem e Edição:

• A notícia de telejornal e a sua linguagem;
• Contar com imagens;
• Análise de alguns casos exemplares.



3. 3. A abordagem às tecnicas de reportagem:

• A narrativa de imagem na reportagem;
• O trabalho de pós-produção;
• O documentário e a reportagem;
• O testemunho e o depoimento.


3. 4. As entrevistas em televisão:

• O “vox populi”;
• Os tipos de entrevistas;
• As diversas técnicas de televisão em directo.


3. 5. Desenvolvimento de Projectos:

• Concepção, realização, produção e pós-produção de pequenos projectos práticos, onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em todos os módulos, nomeadamente a prática de câmara e a edição.

Metodologia de avaliação
A avaliação do semestre terá por base a realização de notícias-tipo de telejornal de preferência individuais ou em pequenos grupos. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 12 de Dezembro de 2015

Bibliografia
- Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations. (Vol. 1). London: Outskirts Press
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote

Método de Ensino
A parte fundamental da cadeira (cerca de 90% do total de horas de aulas) deverá ser preenchida com o trabalho prático de produção, captação, edição e sonorização de peças jornalísticas cobrindo os géneros informativos mais comuns em televisão.

Software utilizado nas aulas
Suite de Produção Creativa Adobe

 

 

 


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