IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Análise de Demonstrações Financeiras

<< voltar ao Plano Curricular

ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 30115.

Docente(s)
- Pedro Augusto Santana Figueiredo (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se disponibilizar um instrumental relevante para dominar a informação financeira da empresa, compreender as suas implicações, identificar as necessidades de financiamento externo, realização de um plano de financiamento, bem como dominar as alternativas de instrumentos de capital e dívida.

Programa
Enquadramento da análise financeira. Conceitos e documentos básicos de análise financeira. Principais princípios contabilísticos e preparação da análise financeira.
Análise dos fluxos de caixa. Técnicas de análise financeira.
Avaliação do desempenho através do método dos rácios.
Análise da rendibilidade e do risco. Análise do equilíbrio financeiro. Análise do ponto crítico e dos graus de alavanca.
Estrutura de financiamento: Diferenças entre decisões de financiamento e decisões de investimento; alternativas de financiamento; teorias da estrutura de financiamento; modelos e aplicações para determinação do nível adequado de financiamento com capital alheio; “Case Studies”. Política de dividendos e remuneração global dos accionistas: Factores determinantes da decisão de distribuição de dividendos; enquadramento de análise da política de dividendos; problemas de agência e sinalização; “Case Studies”.

Metodologia de avaliação
Será seguido o método de avaliação contínua, baseado na aferição do trabalho realizado pelos Alunos ao longo do curso, tanto sob a forma de trabalhos práticos ou memorandos teóricos, como sob a forma de participação nas aulas. Será, contudo, realizada uma prova final individual de avaliação de conhecimentos.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes:
Prova final 50%;
Trabalhos de grupo 35%;
Assiduidade e participação nas aulas 15%.

Bibliografia

Método de Ensino
O método pedagógico da disciplina consistirá na combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica dos problemas da tomada de decisões financeiras e a apresentação e discussão de casos com utilização de recursos multimédia e de "software" ilustrativo. Ao longo do curso, será procurado o desenvolvimento de espírito crítico sobre os problemas e as análises das Demonstrações Financeiras, para o que se fará um apelo constante ao apuramento da formação teórica de cada Aluno.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado