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Ano Letivo: 2014/15

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Metodologia para a Investigação em Gestão de Empresas Familiares

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6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 301118.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo principal desta Unidade Curricular é proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos conducentes à elaboração de um projecto de investigação.

Programa
A natureza da investigação científica; O processo da investigação científica; Exploração e construção de um modelo; Estratégias de investigação; Técnicas de pesquisa e trabalho de campo; Pesquisa documental; Fontes de informação para a investigação em Empresas Familiares. A investigação qualitativa: estudo de casos. Inquéritos para a investigação e construção de questionários. Construção de questionários. Construção de escalas de medida: fiabilidade e validade de escalas. Validação de hipóteses: testes paramétricos e não paramétricos. Análise factorial de componentes principais, análise cluster e análise descritiva. A redacção de um trabalho de investigação; A ética da investigação.

Metodologia de avaliação
Os conhecimentos adquiridos serão avaliados através de um exame escrito, cuja nota constituirá 50% da nota final. Os alunos serão ainda avaliados de modo contínuo com base na sua participação nas aulas e elaboração e apresentação de um trabalho de grupo, o que constituirá 25% da nota final. Os restantes 25% serão atribuídos à elaboração de um trabalho escrito individual.
Avaliação final
Época Normal - Realização de uma prova escrita (100%)
Época de Recurso - Realização de uma prova escrita (100%).

Bibliografia

Método de Ensino
Adoptar-se-á uma metodologia caracterizada pela coexistência do modelo expositivo com o modelo interactivo. Os alunos terão acesso a sistemas informáticos para o desenvolvimento dos casos práticos, que serão desenvolvidos em software específico.
Incentivar-se-á a participação activa dos alunos nas aulas.
Como estratégia para a prossecução dos objectivos da disciplina, promover-se-á a realização de trabalhos práticos com apresentação na própria aula.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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