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Ano Letivo: 2014/15

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

História e Teorias da Gestão de Recursos Humanos

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Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964011.

Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a compreender a história e a evolução das teorias da Gestão de Recursos Humanos, de modo a ficarem dotados de uma base de conhecimentos sólida sobre a problemática das organizações, sua definição e objetivos organizacionais.

Programa
Cap. I – Introdução
1.1 – A Organização e os seus diferentes níveis:
1.1.1 – Missão, visão, valores e definição de objectivos organizacionais.
Cap. II – Abordagem das diferentes teorias organizacionais
2.1 - Teorias clássicas: Taylor e Fayol.
2.2 - Max Weber e a burocracia.
2.3 - Escola das Relações Humanas.
2.4 - Teoria Geral dos Sistemas e Abordagem Sócio-Técnica.
2.5 - Teorias Contingenciais.
2.6 - Abordagem Política das Organizações.
2.7 - Temáticas Emergentes.
Cap. III – Estruturas analíticas: metáforas organizacionais
3.1 – O conhecimento metafórico.
3.2 – Metáfora mecânica.
3.3 – Metáfora orgânica.
3.4 – Metáfora política.
3.5 – Metáfora cibernética ou a organização como cérebro.
3.6 – Metáfora cultural.
Cap. IV – Estruturas Organizacionais
4.1 – Estrutura funcional.
4.2 – Estrutura divisional.
4.3 – Estrutura matricial.
4.4 – Estrutura horizontal.
4.5 – Estrutura em rede.
Cap. V – Desenho Organizacional
5.1 – Mecânico/orgânico.
5.2 – Elementos comuns das organizações.
5.3 – Configurações organizacionais.
Cap. VI – Desafio das organizações contemporâneas
6.1 - Produtividade.
6.2 – Melhoria contínua.
6.3 – Organização aprendente (learning organization).
Cap. VII – Apresentação de “Estudo de Casos”, de acordo com a teoria lecionada.

Metodologia de avaliação
Teste final escrito e trabalhos práticos desenvolvidos no decorrer das aulas práticas.

Bibliografia
- Bilhim, J. (2005). Teoria Organizacional. Estruturas e Pessoas. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
- Ferreira, J. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill
- Meirinhos, V. e Vaz, E. (2010). Recursos Humanos - Das Teorias às Boas Práticas. Santo Tirso: Editorial Novembro

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os conteúdos programáticos, complementadas por sessões práticas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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