IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Comunicação Social

Discurso dos Media

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054119.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Domínio de competências no âmbito dos Géneros Jornalísticos e, de uma forma mais geral, de Comunicação Social.

Objetivos
Os alunos devem aprender a traçar as funções e o panorama dos media, identificando e analisando as principais características e objectivos dos respetivos discursos.

Programa
Definição de comunicação e funções dos media; Os Media portugueses; Objetividade, neutralidade; Diferentes tipos de jornais; O discurso do jornal; O discurso radiofónico; O discurso televisivo; O discurso da imagem; O discurso publicitário; A Comunicação Não Verbal; As Causas dos Media e a Discriminação nos Media

Metodologia de avaliação
Frequência (80%) e trabalho individual (20%) (entrega a 23/mai/15 e apresentações nos últimos três dias de aulas). Nota mínima, 10, resultando da média, sendo que todos os elementos de avaliação têm que ter nota positiva.
Exame 100%.

Bibliografia
- Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa: Media XXI
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Leanne, S. (2009). Falar como Obama. Alfragide: Lua de Mel
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Ediotiral Notícias

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com PowerPoint, análise de documentos e suportes audiovisuais.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado