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Ano Letivo: 2014/15

Conservação e Restauro

Métodos Fotográficos

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4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938059.

Docente(s)
- António Martiniano Ventura (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Facilitar ao estudante os recursos técnicos e científicos necessários e suficientes, para que este se aperceba das possibilidades das técnicas fotográficas como instrumento de trabalho aplicado, e para que possa aplicar essas técnicas no âmbito da conservação e restauro.

Programa
A fotografia enquanto sistema complexo:
O conceito de caixa negra quando aplicado ao sistema fotográfico;
O que é a fotografia e para que serve? Que funções tem a fotografia enquanto objecto novo?
A mudança de atitude do utilizador da fotografia face a uma nova complexidade detectada;
O processo fotográfico e as suas zonas de interesse:
A relação do objecto com a câmara fotográfica;
A relação da câmara fotográfica com a emulsão fotográfica e seu processamento químico;
Onde se situa o operador e que papel tem reservado?
A fotografia enquanto registo objectivo sujeito a interpretação subjectiva:
Tecnologia e arte, que papel para a ciência (pesquisa e medição do facto) e para a filosofia (estabelecimento de valores – os factos à luz da experiência cultural)?
Realidade e representação fotográfica:
O assunto e a sua transformação em imagem – um novo objecto com características muito próprias;
Objecto e o seu tratamento como imagem;
A fotografia enquanto instrumento tecnológico de ampliação das capacidades físicas e conceptuais do ser humano:
A comparação possível com o sistema humano de percepção visual;
Porque nem sempre o registo fotográfico não corresponde satisfatoriamente ao registo visual?
Ver, olhar, fotografar…
A abordagem ao objecto:
Que registos fotográficos fazer? Alguns critérios.
As técnicas disponíveis: Fotografia com luz difusa; Fotografia com luz rasante; Fotografia próxima; Fotografia de transluminação; Fotografia com luz polarizada; Fotografia com luz monocromática; Fotografia de infra vermelhos; Fotografia de ultra violeta; Fotografia de fluorescência de ultra violeta; Reflectografia; Montagem digital de reflectogramas; Aquisição e tratamento digital de imagem;
Equipamentos e materiais: Câmaras fotográficas de pequeno, médio e grande formato e seus acessórios; Equipamento para fotografia próxima, macro ou micro - fotografia; Filtros e sua utilização adequada; Fontes de luz e respectivos equipamentos; Materiais sensíveis adequados e seu processamento; Equipamento de reflectografia; Digitalização e tratamento de imagem;
A luz e a interacção com a matéria:
Espectro electromagnético, comprimento de onda, radiação visível, radiação invisível; reflexão difusa, reflexão especular, reflexão selectiva;
Atravessamento, difuso, directo e selectivo;
A formação da imagem:
Sistemas ópticos simples e complexos;
A objectiva fotográfica. Distância focal fixa, distância focal nominal. Curvatura da lente e ângulo de abertura. Noção de lente normal, grande-ângular e tele; fotografia próxima, focagem e controle da nitidez;
A câmara escura e mecanismos associados: diafragma, obturador, visor, sistema de focagem, telémetro, carregamento da película;
A câmara fotográfica e seus mecanismos:
Diafragma e controle da nitidez – profundidade de campo;
Obturador e tempo de exposição;
Fotómetro e medição da exposição; valor de exposição;
Ponto de vista, compressão e distorção de planos;
Tipos de câmaras fotográficas: formatos e visores;
A emulsão fotográfica:
Noção de sensibilidade, normas ASA e DIN;
Características comparadas das emulsões fotográficas de sensibilidade baixa, média e alta;
Sensibilidade lumínica e sensibilidade cromática;
Emulsões luz de dia, emulsões luz artificial;
A luz existente e o equilibro cromático do registo fotográfico;
Filtros de correcção, filtros de compensação;
Factor de compensação no valor de exposição;
Fotografia próxima, micro ou macro fotografia:
Noção de fotografia próxima;
Relação de ampliação;
Acessórios e características gerais das objectivas;
Relação de ampliação e compensação da exposição;
Profundidade de campo e controle da nitidez;
Fotografia de objectos: tridimensionais e bidimensionais:
Técnicas de iluminação;
Tipo de fundos;
Escolha de ponto de vista;
Escolha de distância focal adequada;
Controle da profundidade de campo;
Controle de contrastes no assunto;
Medição da exposição;
Escolha da emulsão: qual o valor de sensibilidade? Fotografia a cores ou fotografia a preto e branco?
As fontes de luz em fotografia:
Luz difusa;
Luz directa;
Luz de dia;
Luz artificial;
Luz monocromática;
temperatura de cor e equilíbrio cromático das emulsões fotográficas a cores;
Filtros de correcção e de compensação;
Factor de filtro e valor de exposição;
O método de exame de superfície:
Que papel para a fotografia?
Fotografia documental ou fotografia de análise?
Alguns conceitos e critérios metodológicos no contexto dos métodos de exame por processos fotográficos.
As radiações invisíveis e o registo fotográfico:
O infravermelho, o ultravioleta e o Rx. Diversos tipos de aplicação destas radiações no exame de superfície de obras de arte.
A fotografia de infravermelhos; A fotografia de ultravioleta; A fotografia de fluorescência de ultravioleta; A reflectografia;
Materiais sensíveis;
Equipamentos e acessórios;
Critérios e metodologias;

Metodologia de avaliação
As competências adquiridas serão avaliados não só, durante a realização dos trabalhos e na sua apresentação e defesa, mas também a partir do nível de participação em aula prática;

Bibliografia
- AA. VV., .. (1992). Problemi di Restauro, Riflessioni e Richerche. .: Edizioni Firenzi
- AAVV, A. (1992). Problemi di Restauro, Riflessioni e Richerche. (Vol. 1). (pp. 1-150). Florença: Edifir
- Blaker, A. (1989). Handbook for Scientific Photography. London: Focal Press
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (0). Manual de Técnicas Fotográficas. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/manuais%20de%20fotografia/1_Manual_Tec_Foto.pdf
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (0). Manual de Técnicas de Iluminação em Fotografia. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/manuais%20de%20fotografia/3_Manual_Ilum_Foto.pdf
- Thomas, B. (1980). Light - Its Interation with Art and Antiquities. New York: Plenum Press
- Ventura, A. (0). Fotografia Aplicada - algumas considerações gerais. Acedido em 10 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/foto%20aplicada/foto_aplicada%202.pdf

Método de Ensino
Propomos a execução de uma série de exercícios que, no conjunto, devidamente relacionados e tratados em termos de conteúdos, fornecerão o domínio conceptual e operacional dos processos fotográficos em questão.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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