IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Informática na Saúde (pós-laboral)

Questões Sociais e Segurança Informática na Saúde

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho 23/08/2011

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 15,0 OT , Cód. 30003.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nenhum.

Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivos principais:
1 - Estudar assuntos relacionados com questões éticas, legais e sociais decorrentes da utilização das TIC e de SI no sector da saúde adquirindo conhecimento da sua importância e de como actuar na resolução de novos problemas;
2 – Ao analisar conceitos, instituições e ferramentas relacionadas com a segurança da informação bem como com os riscos e ameaças a que está sujeita, os alunos adquirem competências para salvaguardar e proteger a informação.
3 - Conhecer as principais linhas de preocupação que as instituições de protecção de dados equacionam no que respeita á privacidade dos cidadãos.
4 - Incentivar os alunos a estudar e aplicar as normas internacionais no que respeita à segurança e protecção da informação aquando da utilização das TIC.
5 – Estudar as melhores práticas, pela análise de casos, permite que os alunos conheçam as dificuldades já ultrapassadas, soluções adoptadas e resultados conseguidos em experiências de implementação de SI em saúde.

Programa
Aspectos éticos, sociais e legais na utilização de sistemas de informação na saúde;
A Segurança da Informação;
A Protecção de Dados;
Standards Internacionais;
Casos de Estudos

Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de um trabalho individual em forma de artigo.

Bibliografia
- -, -. (0). Autoridade Europeia para a Protecção de Dados. Acedido em 1 de julho de 2014 em http://www.edps.europa.eu/EDPSWEB/edps/EDPS?lang=pt
- -, -. (0). Comissão Nacional de Protecção de Dados. Acedido em 1 de julho de 2014 em http://www.cnpd.pt/
- -, -. (0). European Union Agency for Network and Information Security. Acedido em 1 de julho de 2014 em http://www.enisa.europa.eu/
- Shortliffe, E. e Cimino, J. (2014). Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine. (Vol. 1). (pp. 1---). New York: Springer

Método de Ensino
Atendendo aos objectivos da unidade curricular de Questões Sociais e Segurança Informática na Saúde o método de ensino a praticar consiste na exposição teórica dos conteúdos programáticos previstos (aulas teóricas), na apresentação e discussão de temas e exemplos práticos com eles relacionados (aulas teórico-práticas), e na análise prática de diferentes tipos de implementações utilizadas na área da segurança e protecção de dados.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado