IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Video e Cinema Documental

Pós-Produção de Imagem

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14151/2010

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932052.

Docente(s)
- Vitor Jorge Alho da Silva Alves (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos como utilizador do sistema operativo MacIntosh. Domínio do software de edição vídeo Final Cut Pro.

Objetivos
Os alunos deverão desenvolver capacidades de intervenção criativa sobre a imagem; adquirir competências na área de correcção de cor e encoding; devem ser capazes de dominar as diferentes fases do processo de pós-produção, desde a finalização da montagem até à realização de um DVD.

Programa
Princípios básicos de correcção de cor; controle de contraste e de cor; manutenção da continuidade visual das cenas; correcção de cor na aplicação Final Cut Pro e na aplicação Color; técnicas avançadas de correcção de cor; encoding de ficheiros através da aplicação Compressor; criação de DVDs com menús através da aplicação DVD Studio Pro.

Metodologia de avaliação
Execução de um trabalho prático de correcção de cor, encoding e DVD authoring em frequência ou nas épocas de exame. Assiduidade, motivação e participação em frequência.

Bibliografia
- Arrington, R. e Carman, R. e Ramseier, A. e Sitter, M. (2009). Apple Pro Training Series: DVD Studio Pro 4. California: Peachpit Press
- Van Hurkman, A. (2010). Color Correction Handbook: Professional Techniques for Video and Cinema. California: Peachpit Press
- Wohl, M. e Gross, D. (2009). Apple Pro Training Series: Color Correction in Final Cut Studio. California: Peachpit Press

Método de Ensino
Aulas teóricas-práticas com recurso a projecção onde se demonstram técnicas de pós-produção. Aulas práticas em que se desenvolve e acompanha exercícios de correcção de cor, encoding e criação de DVD com menús.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado