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Ano Letivo: 2013/14

Gestão de Empresas (pós-laboral)

Empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152126.

Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Gestão.

Objetivos
O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios

Programa
I – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II - O EMPREENDEDOR
III – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII – REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII – A FORMA JURÍDICA
IX – O FINANCIAMENTO
X – ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta;
- Trabalho de grupo;
- Qualidade de Participação nas Aulas.

Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)

Bibliografia
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel

 

 

 


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