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Ano Letivo: 2013/14

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
Conhecer as especificidades de gestão da marca;

Programa
1. Introdução
2. Análise do mercado e dos seus actores
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5. Segmentação e diferenciação
6. O posicionamento
7. A marca
8. Marketing-Mix

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático com apresentação, 40% minimo de 10 (dez) valores e frequência, mínimo 9 (nove) valores, 60%.
Os Alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a exame (100%).

Bibliografia
- Propriedade Industrial, I. (2007). Manual II - Design Protegido. Lisboa: Centro Português do Design
- Vicente Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. e Dionísio, P. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prética do Marketing. Lisboa: Publicações dom Quixote

Método de Ensino
Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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