IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Comunicação Social

Práticas de Redacção

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054332.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Frequência da UC de Géneros Jornalísticos e de Laboratório de Jornalismo.

Objetivos
Dotar os alunos de competências que lhes permitam escrever peças jornalísticas, quer para um suporte em papel quer para um
suporte digital. Os alunos devem ser capazes de editar os seus próprios textos e
desenvolver a capacidade de abordagem de um tema nas suas diferentes perspectivas.

Programa
Abordagem de um tema; Prática da Notícia com vista à produção do ESTAJornal; Prática da Entrevista com vista à produção do ESTAJornal; Prática da Reportagem com vista à produção do ESTAJornal; Prática da Opinião com vista à produção do ESTAJornal; Revisão e edição de textos.

Metodologia de avaliação
Trabalhos práticos produzidos em contexto de aula e noutros momentos. Em época de exame e de exame de recurso serão
também avaliadas as competências práticas dos alunos em diferentes contextos.

Bibliografia
- Chillón, J. (2007). “Periodismo y objectividad. (Vol. -). (pp. ---). Madrid: Biblioteca Nueva
- Grijelmo, A. (2003). “El estilo del periodista”. (Vol. -). (pp. ---). MAdrid: Taurus
- Serrano, E. (2006). Para Comprender o Jornalismo”.. (Vol. -). (pp. ---). Coimbra: Minerva

Método de Ensino
Exposição dos temas com apoio em bibliografia e em suportes visuais, acompanhamento da produção dos trabalhos, edição conjunta de textos e discussão conjunta.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado