Banner gráfico

Palestra "Inovação Pedagógica: Transformar hoje a educação de amanhã"

 

No passado dia 30 de setembro, realizou-se a palestra “Inovação Pedagógica: Transformar Hoje a Educação de Amanhã”, promovida pelo Rotary Clube Tomar Cidade, na Biblioteca António Cartaxo da Fonseca, em Tomar. A sessão foi aberta por Raquel Baião, Presidente do Rotary Clube Tomar Cidade, e contou com a intervenção de Célio Gonçalo Marques, Vice-Reitor da Universidade Politécnica de Tomar, Secretário-Geral da Aliança Europeia KreativEU, membro do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior e Diretor do LIED. 
 
Partindo da provocação “E se...?”, a palestra desafiou os participantes a refletirem sobre o papel da inovação pedagógica na resposta aos desafios da educação contemporânea. A mensagem central foi clara: inovar pedagogicamente não significa apenas introduzir tecnologia na sala de aula, mas transformar intencionalmente a experiência de aprendizagem para promover maior participação, autonomia, pensamento crítico e envolvimento dos estudantes. 
 
Ao longo da sessão foram apresentados exemplos concretos de metodologias ativas, como Think-Pair-Share, Aprendizagem Baseada em Problemas, Sala de Aula Invertida e Gamificação, demonstrando como é possível criar ambientes de aprendizagem mais colaborativos, significativos e centrados no aluno. Foi igualmente debatido o potencial da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à aprendizagem, sublinhando a importância de desenvolver a capacidade dos alunos para questionar, verificar fontes, analisar informação e construir conhecimento próprio. 
 
A palestra terminou com um desafio dirigido a todos os educadores: a inovação pedagógica não exige mudar tudo de uma vez; pode começar com uma única pergunta, uma atividade ou uma aula. Porque a escola do futuro não começa amanhã. Começa nas decisões que tomamos hoje.
 
O evento constituiu ainda um importante espaço de interação entre o Secretário-Geral da KreativEU e diferentes stakeholders, bem como uma oportunidade para divulgar a aliança liderada pela Universidade Politécnica de Tomar

 

<< voltar
 
 
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado