CS11 no Politécnico de Tomar

4. Webinar de 30 de junho e Conferência Anual
  5. Próxima plenária de julho

Apresentações:

14h45: Apresentação do tema “O Estado da Educação 2020”Manuel Miguéns (Secretário-Geral do Conselho Nacional da Educação)

Manuel Miguéns - Nota biográfica

Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação, desde 2000, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Presidente da EUNEC-Rede Europeia de Conselhos de Educação. Consultor do Banco Mundial (Análise do Sector de Educação em Timor-Leste, 2017-2018).
Licenciado em Biologia (Ramo Educacional) pela Universidade de Lisboa e Mestre em Educação (Educação em Ciência) pela Universidade de Bristol. Desenvolveu trabalhos de investigação no King’s College – Universidade de Londres. Concluiu o primeiro Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP) no Instituto Nacional de Administração.

Foi professor dos ensinos básico, secundário e superior e vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.

Foi jornalista, chefe de redação e cronista em jornais e rádios locais e regionais. Desenvolveu diversas atividades na área da educação, coordenou e participou em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente, a nível da investigação, formação de professores e cooperação europeia. Membro da equipa de peritos da Comissão Europeia que procedeu à apreciação de candidaturas aos Programas Sócrates e Comenius (1998-2000). Coordenou os estudos recentes do Conselho Nacional de Educação:

• Regime de Seleção e Recrutamento do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e Ensinos Básico e Secundário (2019)
  • Desempenho e Equidade: uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMSS e PIRLS (2020)
  • Educação em tempo de pandemia |Problemas, respostas e desafios das escolas (2021)
  • Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade (2021)

15h30: Apresentação do tema ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Ana Sofia Rodrigues (IP Viana do Castelo)

Ana Sofia Rodrigues - Nota biográfica

Docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desde 1998.

Pró-presidente da Qualidade e Responsabilidade Social do IPVC. Desde 2009, Gestora do Sistema de Qualidade e Responsabilidade Social.

Membro da Equipa de Auditoria de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade na A3ES, desde 2013; Membro do Conselho Consultivo da "Agência de Garantia da Qualidade no Sistema Universitário Galego (ACSUG), desde 2015. Membro da CS11 - Qualidade no Ensino Superior, no Instituto Português da Quaidade (IPQ). Auditor Líder ISO 9001.