Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático

Projeto ESCOLA AZUL

A Escola Azul é um programa educativo que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. O Instituto Politécnico de Tomar, pelo LabACPS colabora com atividades no ambito do Património Cultural.

Atividades em vigor:

(projeto) O OCEANO FAZ-NOS FALTA:

Descrição: O mar sempre exerceu uma forte atração no homem, quer pela beleza e grandiosidade, quer pela exploração de novos mundos, meio e seres. Entre os diferentes recursos que nos presentei-a, encontram-se os vestígios arqueológicos, como é o exemplo de caso deste vídeo. Ocorrem como “cápsulas de tempo” e jazem submersos escondidos dos nossos olhares. Eles guardam histórias e acontecimentos passados que retratam a nossa identidade e devem ser protegidos.

É neste sentido que apresentamos este livro, com pequenas histórias e contos sobre o património arqueológico, que podem ser usadas no 1º e 2º ciclo, no sentido de criar uma maior consciência cívica sobre o mar, sobre a profissão de arqueólogo e sobre o património cultural que ele encerra.

Convido-vos a ler.

Atividade:

Outras atividades, agora também à distância, em

Sabias que se Conhece mais a Lua que o Fundo do Mar?

Workshop com visualização de vídeos de projetos arqueológicos subaquáticos. No âmbito desta atividade, pretende-se demonstrar o que é a arqueologia subaquática, que tipo de património pode ser observado no mundo submerso, quais as técnicas e ferramentas usadas pelos investigadores e como e que tipo de trabalhos são desenvolvidos. A afirmação inicial será usada como ponto de partida para criar interesse, estimular os sentidos e sensibilizar.
No final os alunos experimentarão o uso de símbolos para comunicação debaixo de água e interação com os equipamentos de trabalho arqueológico subaquático, incluindo o escafandro de mergulho.
Para quem: 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3º Ciclo
Número de participantes por ação: 30 alunos
Onde: Tomar e Caldas da Rainha – Na escola ou no Instituto Politécnico de Tomar. Para outros concelhos serão cobradas despesas de deslocação.
Duração: 1h30
Custo da ação: Sem custo em Tomar. Para outros concelhos serão cobradas despesas de deslocação.