IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPT certificado pela A3ES

 

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) está certificado pela Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior (A3ES).  

O relatório preliminar apresentado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) destaca alguns pontos fortes o “claro envolvimento da Comunidade IPT, em particular, dos órgãos de gestão de topo na certificação do SIGQ”, a “boa descrição dos processos e das responsabilidades através de um Manual de Qualidade sintético e conciso” e o “reconhecimento da cultura organizacional, em particular no domínio da desmaterialização e modernização administrativa, por parte da Comunidade IPT”. De sublinhar, ainda, a referência positiva feita pela CAE no que se refere às características do campus e à proximidade entre os estudantes e os docentes.  

Para sustentar a sua decisão, a comissão elencou também um conjunto de boas práticas em vigor no IPT. Nomeadamente, a certificação do Sistema de Gestão de Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, a constituição de uma Bolsa de Auditores Internos e a criação de regras e critérios de equiparação a horas letivas no regulamento de prestação de serviço docente, que rege o número de horas letivas dos docentes, prevendo uma “bolsa de horas” que poderá ser traduzida em licenças sabáticas ou na redução de carga horária docente como estímulo da atividade de I&D. 

Na perspetiva do IPT, a conquista deste objetivo institucional traduz o compromisso da comunidade académica com a sustentabilidade do instituto e possibilita a monitorização do desempenho das várias dimensões inerentes à missão de uma instituição de ensino superior. 

 
<< voltar
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado