IPT Logotipo do IPT

Som e Imagem

Pós-produção Áudio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602833.

Docente(s)
- Valter Alexandre Guia Sepulveda Mineiro

Pré-requisitos

Objetivos
1. Fundamentos do som
2. Fontes e perceção sonoras
3. Equipamentos e acessórios de captação de som
4. Sistemas de gravação digital de áudio
5. Técnicas de captação de som em exteriores e interiores
6. Som direto, de referência e pós-produzido
7. Fluxo de trabalho: pré-produção, produção, pós-produção
8. Constituição e competências das equipas de som e de filmagem

Programa
1. Fundamentos do som
1.1 Amplitude
1.2 Frequência
1.3 Timbre
1.4 Harmónicos

2. Fontes e perceção sonoras
2.1 Direccionalidade do Som
2.2 Mascaramento auditivo
2.3 Percepção de intensidade sonora
2.4 Tipos de altifalantes

3. Equipamentos e acessórios de captação de som
3.1 Conexões
3.2 Tipos de microfones e padrões polares
3.3 Sensibilidade e resposta às frequências

4. Sistemas de gravação digital de áudio
4.1 Resolução e taxa de amostragem
4.2 O uso do “dual” e do estéreo
4.3 Gestão de faixas e identificação

5. Técnicas de captação de som em exteriores e interiores
5.1 Posicionamento corporal
5.2 Análise e resolução de problemas
5.3 Anotações

6. Som directo, de referência e pós-produzido
6.1 A especificidade do documentário
6.2 Prevenção e correcção de problemas

7. Fluxo de trabalho: pré-produção, produção, pós-produção
7.1 Som e guião
7.2 Comunicação entre intervenientes
7.3 Wild tracks

8. Constituição e competências das equipas de som e de filmagem
8.1 Condições ideias para o trabalho de som
8.2 Registros e visionamentos provisórios
8.3 Direcção de som (de rodagem)

Metodologia de avaliação
Avaliação Continua
15% - Assiduidade e Participação
20% - Exercício#1
20% - Exercicio#2
20% - Exercício#3
25% - Exercício#4

Bibliografia
- Bartlett, B. (2008). Practical Recording Techniques. California: Focal Press
- Collins, N. (2009). Handmade Electronic Music. EUA: Routledge
- Cox, C. e Warner, D. (2004). Audio Culture, Readings in Modern Music. EUA: Continuum
- Sonnenschein, D. (2001). Sound Design. EUA: Michael Wiese Productions

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos