IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Fotografia

Sensitometria 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964541.

Docente(s)
- Rui Manuel Domingos Gonçalves (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Apreender os conceitos e as técnicas envolvidas na escolha e manuseamento de materiais fotossensíveis, quer no domínio químico quer no domínio físico, de modo a podermos obter as melhores e mais precisas imagens.

Programa
1-Conceitos fundamentais - Físicos e Matemáticos. 1A - Conceitos Matemáticos Fundamentais. Coordenadas Cartesianas. Funções Exponencial e Logarítmica. Representação gráfica de funções; em escala linear e logarítmica. Noção de Fluxo. Ângulo Sólido. 1B - Conceitos Físicos Fundamentais. Grandezas Físicas relacionadas com a Luz; Intensidade Luminosa, Fluxo luminoso, Iluminância e Luminância, Albedo. Unidade no Sistema Internacional (S.I.).
2-Luz Natural e Fontes Artificiais de Luz. 2A - Luz Natural. Registo fotográfico da Luz. Ondas electromagnéticas e suas características. Espectro Electromagnético e Luz “visível”. Lei de radiação de Planck. Corpo Negro. Temperatura de Cor. Caracterização da Luz Natural e da Luz Solar. Constante Solar. O efeito da Atmosfera; Absorção, Emissão e Difusão luminosa. Distribuição da Radiação Solar na Superfície do Globo Terrestre. Distribuição da Radiação Solar em Portugal Continental. 2B - Luz Artificial. Fontes artificiais de Luz. Caracterização quanto ao seu espectro, temperatura de cor rendimento luminoso.
3-Olho Humano. O Olho Humano como detector primário e base de comparação. Funcionamento do Olho Humano; óptica ocular e detecção de intensidade luminosa, movimento e cor, resolução espacial e temporal. Funcionamento em ambientes luminosos e em condições de penumbra. Deficiências na detecção de cores.
4-Sensitometria - Densitómetros, Resultados Sensitométricos, Aplicações Sensitométricas e Fotometria. 4A – Densitómetros. Realidade versus imagem registada fotograficamente. Técnicas para obter uma “imagem real”. Informação Sensitometrica e passos necessários para a obtenção dessa informação. Sensitómetros. Medição de densidade fotográfica. Densidade especular e difusa. Coeficiente; de Callier, de cor. Densitometria de cor e densidade por reflexão. Vários tipos de Densitómetros e registo de resultados. 4B - Resultados Sensitométricos. Curvas características e suas derivadas. Contraste; gama, gradiente médio e índice de contraste. Curvas de gama em função do tempo. Gráficos de temperatura em função do tempo. Sensibilidade do filme. Exemplos de resultados.

Metodologia de avaliação
Avaliação dos conhecimentos: em aula, por interacção directa com os alunos (10% de ponderação). Prova escrita final na época de Exame ou Exame de Recurso (oral em caso excepcional) dos conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno (90% de ponderação).

Bibliografia
- Eggleston, J. (1990). Sensitometry for Photographers. New York: Focal Press
- Gonçalves, R. (2015). Sebenta de Sensitometria - Foto. ESTT-IPT: UDMF-ESTT-IPT
- Spencer, D. (1971). Applied Photography. New York: Focal Press Limited

Método de Ensino
Aulas teóricas em que se ministram os conceitos, princípios e conhecimentos relacionados com a luz e os modos de a registar. Teste de sensores de imagem - e modos de funcionamento - sistemas "analógicos".

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de agosto de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado