Centro de Informática e Sistemas
Aroma a Tecnologia e Sistemas de Informação
Joaquim Pombo da Silva Dias, Responsável
Célia Oliveira, Secretariado;
Criação, apoio e desenvolvimento das infra-estruturas em Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar e respectivas unidades orgâncias.
Objetivos
O CIS Centro de Informática e Sistemas tem como objectivos garantir o funcionamento e desenvolvimento da infra-estrutura informática do Instituto Politécnico de Tomar e respectivas unidades orgânicas, para cuja consecução deverão ser desenvolvidas actividades e acções que se entenderem convenientes, cumprindo designadamente:
- Na área de Administração de Sistemas compete garantir a elevada disponibilidade das aplicações instaladas no IPT, bem como a monitorização e manutenção constantes dos sistemas e equipamentos centrais instalados no DataCenter IPT. (Apoio à gestão de servidores aplicacionais, Serviços Web e alojamento, Serviços de correio electrónico, Administração da infra-estrutura de virtualização, Gestão de licenças e WSUS, Gestão da infra-estrutura de antivírus, Gestão da infra-estrutura de active directory, Gestão dos Backups, Auditorias de segurança)
- Na área de Serviços de Comunicações compete manter em funcionamento a infraestrutura de comunicações de dados e voz e serviços associados do IPT. Como tal o seu objetivo principal é assegurar a operacionalidade, disponibilidade, adequação e segurança dos recursos e serviços de comunicações que disponibiliza a toda a comunidade académica do IPT (Gestão da rede de dados, gestão de largura de banda e priorização de serviços, Gestão das firewall´s, Gestão da rede wireless (eduroam), Gestão da infra-estrutura e manutenção do serviço VoIP e Rede Cablada e não cablada)
- Na área de Sistemas de Informação (Manutenção dos Sistemas de Informação do IPT, Administração de bases de dados, Cópias de segurança da infra-estrutura Servidores da responsabilidade do CIS-IPT, Produção de informação para elaboração de estatísticas, assegurar os mecanismos/procedimentos para a qualidade dos dados disponíveis no SI, Gestão do endereço de email institucional, Elaboração/manutenção das páginas, sites e portais)
- Na área de Suporte Técnico e Serviços de Apoio ao Utilizador, compete apoiar os utilizadores que utilizem recursos e sistemas de informação institucionais (software e hardware), (Gestão de salas de informática, HelpDesk e apoio técnico à comunidade académica, Gestão do serviço de impressão)
- Na área de Desenvolvimento de Aplicações, compete conceber, planear e coordenar o desenvolvimento das aplicações, em apoio direto à Presidência ou em resposta a necessidades transversais identificadas na estrutura o IPT, cuja concretização esteja a cargo do CIS.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Telefone - 351249328207
E-mail - cis@ipt.pt
Gabinete - A211 - Tomar - Campus
Site - www.gi.ipt.pt
Horário de funcionamento
Horário
De 2.ª a 6.ª-Feira
Período da manhã: 09h00 às 18h00
Encerramento: Sábados, Domingos, Feriados
Contactos
Localização: 2.º piso do edifício A do polo principal do Instituto Politécnico de Tomar.
Telefone
CIS: 249 328 207
IPT: 249 328 100