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Ano Letivo: 2021/22

TeSP - Animação e Modelação 3D e Jogos

Desenho de Jogos Digitais

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Definição de um jogo digital, desde a sua fase inicial, da sua conceção, até à obtenção de um protótipo jogável.
2. Planeamento das tarefas envolvidas.
3. Desenvolvimento dos componentes do jogo.
4. Documentação do jogo.
5. Geração de uma build jogável.

Programa
1. Definição de um jogo digital, desde a sua fase inicial, da sua conceção, até à obtenção de um protótipo jogável.
1.1 Conceito.
1.2 Arte e narrativa.
1.3 Identificação da plataforma.
1.4 Prototipagem.
2. Planeamentos das tarefas a desenvolver no jogo.
2.1 Identificação e descrição.
2.2 Precedência de tarefas
2.3 Afetação de esforço a cada tarefa.
3. Identificar os componentes artísticos e de programação necessários para o jogo.
3.1 Componentes de contextualização.
3.2 Componentes de programação.
3.3 Importação de assets e/ou blueprints.
3.4 Integração de assets no jogo.
4. Produzir a documentação de suporte ao desenvolvimento do jogo.
4.1 Game Design Documento completo (planeamento).
4.2 Documentação técnica de desenvolvimento.
4.3 Documentação técnica de instalação.
4.4 Documentação de utilização.
5. Geração de uma build jogável.
5.1 Configuração da build.
5.2 Geração e debugging da build.
5.3 Instalação em plataforma de partilha.

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica:
Participação nas aulas (20%)
Trabalho Final (80%)
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas
componentes de avaliação definidas.
O aluno obtém aprovação à UC, estando dispensado de Exame, de acordo com o disposto no
Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação Final:
Trabalho Final (100%)
A classificação final da UC resulta da avaliação do trabalho final.
O aluno obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto no Artigo 11º, do regulamento
Académico do IPT.

Bibliografia
- Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. USA: Packt Publishing
- Prada, R. e Santos, P. e Martinho, C. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA - Editora de Informática
- Marcos, R. e Sewell, B. (2019). Blueprints Visual Scripting for Unreal Engine. UK: Packt Publishing

Método de Ensino
Aulas Teórico - Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de casos práticos.
Aulas de Teórico-Práticas - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos e do trabalho de avaliação.

Software utilizado nas aulas
Unreal Engine 4.x

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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