IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Fotografia

Emulsões

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012

6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964556.

Docente(s)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Nesta unidade curricular são estudados os processos fotográficos que usam emulsão de brometo ou cloreto de prata, a preto e branco. Abordam-se tanto as emulsões de escurecimento direto, como as emulsões para revelação, para aplicação sobre papel ou na película fotográfica. Numa perspetiva histórica, estudaremos a descoberta e evolução das emulsões, bem como os aperfeiçoamentos ocorridos nos primeiros 10 anos de utilização. Serão referidos os processos de produção de uma emulsão, tanto a nível industrial como em pequena escala, em laboratório fotográfico. Estudaremos detalhadamente como a escolha dos químicos, as diferentes tecnologias de produção e a variação dos parâmetros podem influenciar as características da emulsão fabricada. O programa compreende ainda o estudo das teorias da imagem latente e da revelação, que permitiram compreender estes fenómenos. Os efeitos especiais nas emulsões e as emulsões infravermelho serão também abordados numa perspetiva prática. Serão realizados exercícios práticos com emulsão produzida comercialmente e com diversas emulsões produzidas integralmente pelos alunos, na escola, a partir dos materiais e equipamentos rudimentares. Serão experimentadas igualmente as emulsões de infravermelho.

Programa
Experiência com emulsão fotográfica industrial.
Experiência com película fotográfica sensível ao infra-vermelho.
Preparação e teste de emulsão de escurecimento directo.
Preparação e teste de emulsão lavada para revelação.
Prática de imprimir em vários suportes (madeira, têxteis, papel, etc.), com a emulsão de revelação "artesanal" produzida em contexto de aula teórico-prática ou com recurso a emulsão comercial).
Prática de produzir um negativo em vidro, com a emulsão de revelação "artesanal" produzida em contexto de aula teórico-prática ou com recurso a emulsão comercial).
Últimas aulas práticas - Realização do projeto final da UC.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:

Presença,Participação,Assiduidade-5%
3 exercícios práticos-30%
1 teste avaliação escrito-25%
Projeto final-40%

Fichas ou relatórios práticos têm de ser entregues até 1 semana depois da realização dos mesmos sob o risco de penalização em 1 valor por cada dia de atraso. Todos os elementos de avaliação devem ser entregues até à última aula do período de contacto.

Para aprovar o aluno deverá, no final da Época Normal, ter entregue todos os exercícios práticos (com classificação mínima de 8/20 valores em cada um), ter realizado o teste escrito e, ter entregue o projeto final.
A obtenção de classificação inferior a 8/20 valores em qualquer exercício prático ou a não entrega dos mesmos significa reprovação/exclusão de exame e épocas de avaliação subsequentes. Assim, para aprovar deverá obter classificação mínima de 9,5/20 valores na média ponderada dos elementos acima descritos.

Época Exame: Os únicos elementos de avaliação alvo de melhoria são, teste de avaliação e projeto final. O aluno proposto a exame deverá a) realizar um exame oral; b) realizar melhoria do projeto final, c) a combinação dos anteriores. Realizada a melhoria, o aluno para aprovar deverá obter classificação mínima de 9,5/20 valores na média ponderada dos 4 elementos de avaliação acima propostos.

Época Recurso/Especial/Finalista: Aplica-se a mesma estratégia da época de exame.

Bibliografia
- Jones, S. e Reed, M. (2001). Silver Gelatin, a User's Guide to Liquid Photographic Emultion. London: Argentum, Aurum Press Limited
- Wall, E. (1929). Photographic Emultions, their preparation and coating on glass, celluloid and paper, experimentally and on large scale. Boston: American Photographic Publishing Co.
- White, L. (1995). Infrared Photography Handbook. New York: Amherst Media Inc.
- Zakia, R. e Current, I. e Compton, J. e Stroebel, L. (2000). Photographic Materials and Processes. London: Focal Press

Método de Ensino
Expositivo à distância através da plataforma digital Zoom.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast
Zoom

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 20 de outubro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado