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Informática e Tecnologias Multimédia

Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814321.

Docente(s)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1) Adquirir competências no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 2) Utilizar ferramentas de programação em blocos (MIT - App Inventor) com manipulação de componentes visuais de interação com o utilizador, layouts, sensores, entre outros, e programação dos referidos componentes. 3) Trabalhar com ferramentas de desenvolvimento de aplicações nativas de dispositivos móveis para Android (Android Studio) e 4) aplicações nativas para outros sistemas operativos de dispositivos móveis (Flutter) - Ios, Windows, entre outros.

Programa
1. Fundamentos da computação móvel:
Mobilidade;
Evolução dos dispositivos móveis
2. Interface gráfica, Navegação e Interação:
Área de design;
Área de programação em blocos;
Propriedades dos componentes;
Manipulação de componentes.
3. Utilização de conteúdos multimédia e animação:
Imagem, som, voz;
Canvas; ImageSprite;
Camara; Player; TextToSpeech; SpeechRecognizer;
Serviços de tradução.
4. Messaging e Networking:
Notifier;
TinyDB;
MySQL
5. Mapas e localização:
Google Maps;
6. Sensores:
AccelerometerSensor;
BarCodeScanner;
Clock;
LocationSensor;
OrientationSensor;
ProximitySensor.
7. Publicação da Aplicação
8. Programação com Android Studio - Java:
XML
Armazenamento em FireBase
Actualizações em tempo real
9. Programação com Flutter - Dart
Programação com widjets

Metodologia de avaliação
A avaliação por frequência da disciplina consiste na realização de 3 exercícios de avaliação, cada exercício com peso de 10% da avaliação (peso dos exercícios de avaliação - 30%) e na realização de um projeto de avaliação final (70%). A classificação final da UC resulta da média ponderada dos vários momentos de avaliação. A nota mínima de cada momento de avaliação é de 7 valores. O aluno obtém aprovação à UC, estando dispensado de Exame, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

A avaliação em exame/exame recurso/exame época especial, consiste na realização de projeto prático (100%). O aluno obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do
regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Cheng, F. (2019). Flutter Recipes : Mobile Development Solutions for iOS and Android. (Vol. 1). Berkley - USA: aPress
- Kamariani, F. e Roy, K. (2016). App Inventor 2 - Essentials. (Vol. 1). New Jersey: Adobe Press
- Queirós, R. (2016). Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio. (Vol. 1). Lisboa: FCA

Método de Ensino
Sessões presenciais, nas quais serão ministradas aulas teórico-práticas e de prática laboratorial. Estão também previstas sessões de orientação tutorial.

Software utilizado nas aulas
MIT App Inventor; Android Studio; Flutter; Moodle.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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