Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617520.
Docente(s)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva (2)
- Célio Gonçalo Cardoso Marques (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
Os alunos deverão saber 1) elaborar um plano de Marketing Digital (MD), 2) conceber Websites, 3) apps e 4) conteúdos para MD. Deverão demonstrar capacidade para 5) utilizar os media sociais, 6) usar ferramentas de analítica na Web, 7) otimizar websites e 8) usar software de inteligência competitiva.
Programa
1. Marketing digital
- Definição dos conceitos;
- Evolução do marketing digital;
- Plano de Marketing Digital
2. Desenvolvimento de Website para Marketing Digital
- Google Sites
3. Desenvolvimento de aplicações de Marketing Digital para dispositivos móveis
- MIT App Inventor e FlutterFlow.
4. Criação de conteúdos para marketing digital
- Utilização de ferramentas para a criação de conteúdos multimédia para campanhas de marketing digital.
5. Os media sociais (Social Media)
- Conceito;
- Social media marketing;
- ferramentas;
- Gestão de crises;
- Business intelligence e os social media.
6. Analítica na Web (Web Analytics)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.
7. Otimização de websites para motores de pesquisa
- Motores de pesquisa;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM);
- Definição de estratégias.
8. Inteligência competitiva (Competitive Intelligence)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.
Metodologia de avaliação
Prova escrita com consulta (50%) e realização de trabalho prático em grupo e sua discussão pública (50%). Cada componente atrás referida com nota mínima de 7 valores em 20, para o aluno dispensar de exame.
Em exame será realizado uma prova escrita (100%).
Bibliografia
- Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil: Texto Editores
- Carrera, F. (2012). Marketing Digital na versão 2.0 - o que não pode ignorar. (Vol. 1). Lisboa: Edições Silabo
- Chaffey, D. e Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino Unido: Pearson
- McDonald, J. (2019). Social Media Marketing Workbook: How to Use Social Media for Business. Scotts Valley, Califórnia: CreateSpace Independent Publishing Platform
- Tuten, T. (2023). Social Media Marketing. Thousand Oaks, California: Sage Publications
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Ferramentas relacionadas com social media, Web analytics, search engine marketing, search engine optimization e competitive intelligence;
Moodle;
Google sites;
MIT - App Inventor;
PowerBI;
Opencart.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 13/2024 de 10/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)