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Segurança e Proteção Civil

Liderança e Gestão Operacional de Equipas

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 62235.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
- Raquel Canais Rodrigues Pinheiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Desenvolver competências de gestão de equipas e de liderança. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.

Programa
Definição de organização.
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência.
Interpretar a organização como um sistema aberto.
Reconhecer as pessoas nas organizações.
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional.
Identificar a organização como um sistema de papéis.
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional.
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização.
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana.
Definir cultura e clima organizacional.
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização.
Definir liderança.
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação.
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança.
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt.
Caracterizar sistema de liderança de Rensis Likert.
Liderança emocional; Liderança transformacional.
Equipas de trabalho vs grupo
Equipas Positivas.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton.
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler.
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard.
Caracterizar uma organização onde existe o empowerment.

Metodologia de avaliação
A avaliação sendo continua engloba um trabalho de grupo discutido na aula( 60%) e um teste escrito cuja nota tem de ser no mínimo de 10 valores 40%) . No caso do aluno optar por não realizar avaliação contínua deve realizar um teste escrito/Frequência(100%).

Bibliografia
(2001). Inteligência Emocional . (Vol. I). Lisboa: Temas e Debates
(2001). Inteligência Emocional . (Vol. I). Lisboa: Temas e Debates
(2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. I). Lisboa: Gradiva
(2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. I). Lisboa: Gradiva
(2005). Liderar . . (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
(2005). Liderar . . (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page

Método de Ensino
O método expositivo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos no domínio da gestão de equipas e liderança. Participativas: Análise e resolução de casos e discussão de trabalhos de grupo; Ativas: Participação dos alunos na realização e discussão de trabalhos; Auto-estudo: Trabalho Autónomo dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de janeiro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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